Reestruturação da Santa Casa prevê novos jogos sociais e venda de património

  • ECO
  • 19 Julho 2024

O plano da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que foi entregue ao Governo, pressupõe a criação de novos jogos sociais e a venda de terrenos rústicos atualmente sem utilização.

O Plano de Reestruturação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) prevê, entre outras medidas, a alienação de património, a junção de alguns serviços e a substituição das nomeações por um processo de recrutamento interno. Está também prevista a aposta em novos jogos sociais, responsáveis por cerca de 80% das receitas da instituição, revelou o Público esta sexta-feira.

Este plano a três anos visa racionalizar recursos, numa altura em que a SCML enfrenta grandes dificuldades financeiras. O património sinalizado para venda diz respeito a terrenos rústicos espalhados pelo país, que não estão a ser rentabilizados nem se prevê que venham a ter qualquer aplicação. Ademais, a seleção de pessoas para o exercício de cargos ou funções em regime de comissão de serviço passa a acontecer por meio de um procedimento interno em que os próprios trabalhadores se podem candidatar. Já a procura de novos jogos pretende responder à concorrência dos jogos online.

A proposta foi entregue na quinta-feira pelo provedor, Paulo Alexandre de Sousa, à ministra da tutela, Rosário Palma Ramalho, que o irá apreciar, depois de serem emitidos os pareceres dos órgãos estatutários da Santa Casa, conforme revelou o Governo num comunicado. “Com a apresentação deste plano, a Mesa da Santa Casa da Misericórdia cumpre escrupulosamente o prazo que tinha sido acordado com a tutela”, confirmou o Governo nessa ocasião.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reestruturação da Santa Casa prevê novos jogos sociais e venda de património

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião