Portugueses mais preocupados com imigração e defesa do que resto da UE
Imigração irregular, segurança e defesa e a guerra na Ucrânia surgem como os maiores obstáculos e temas de maior prioridade para os portugueses no mais recente Eurobarómetro.
Os portugueses estão mais preocupados com as questões ligadas à imigração irregular, a segurança e a defesa do que a média da União Europeia (UE).
Num barómetro divulgado esta sexta-feira pela Comissão Europeia, enquanto 33% da média do bloco dos 27 Estados-membros entende que as alterações climáticas e a migração irregular são temas prioritários na próxima legislatura, em Portugal, 39% dos inquiridos coloca as questões migratórias no topo da agenda, seguindo-se a defesa em 37% das respostas. Para 32% dos inquiridos a nível nacional, as questões ambientais surgem apenas em terceiro lugar, seguindo-se a guerra na Ucrânia (29%).
A imigração e a defesa voltam a surgir no topo da lista quando questionado sobre quais são os principais desafios que a UE enfrenta atualmente. Para 59% dos inquiridos portugueses a guerra na Ucrânia continua a ser o principal obstáculo a ultrapassar – 50% na UE –, seguindo-se a imigração em 50% das respostas vindas de Portugal – 41% na UE. Seguem-se depois as questões ambientais (32%), o terrorismo e questões de segurança (30%) e o custo de vida (29%).
Questionado sobre o grau de preocupação com a segurança nos próximos cinco anos, 60% dos portugueses diz estar “algo preocupado” (apenas 47% da média europeia partilha o mesmo sentimento), enquanto 17% dos portugueses diz estar “muito preocupado”.
O Eurobarómetro aproveitou ainda para questionar sobre quais são considerados os pontos fortes da União Europeia. Enquanto 55% dos portugueses entende que é o respeito pela democracia, os direitos humanos e o Estado de direito, apenas 38% da média europeia partilha da mesma opinião.
As boas relações entre Estados-membros são entendidas por 38% dos portugueses também como um segundo porto forte (28% da UE), seguindo-lhe o poder económico, industrial e comercial dos 27 Estados-membros para 34% dos portugueses e da média da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugueses mais preocupados com imigração e defesa do que resto da UE
{{ noCommentsLabel }}