Hoje nas notícias: Turismo, TAP e ensino superior

  • ECO
  • 14 Agosto 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Após o forte contributo dado em 2022 e 2023, o peso do turismo no crescimento da economia portuguesa deve atenuar-se. Um estudante do Ensino Superior precisa, em média, de 903,90 euros todos os meses. A TAP ainda está 2,4% abaixo do número de passageiros que transportou na primeira metade de 2019. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

Impulso do turismo para o crescimento da economia está a perder força

O turismo sustentou boa parte do crescimento da economia portuguesa nos últimos dois anos, mas esse contributo decresceu no ano passado e tende a descer ainda mais este ano. Depois de ter contribuído com 4,2 pontos percentuais para a variação de 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 — ou seja, foi responsável por mais de metade do crescimento em termos reais –, o setor turístico pesou 1,1 pontos percentuais no crescimento de 2,3% do PIB em 2023, o que representa pouco menos de metade do total. Para este ano, as previsões do gabinete de estudos económicos do BPI apontam para que o turismo represente entre 0,5 e 0,7 pontos percentuais num crescimento económico estimado em 1,8%, ou seja, pouco mais de um terço da variação do PIB.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Estudar no ensino superior custa, em média, 900 euros todos os meses

Um estudo do ISCTE, em que foram inquiridos mais de 10 mil estudantes, concluiu que um estudante do Ensino Superior precisa, em média, de 903,90 euros por mês. O alojamento é “a despesa com mais impacto no conjunto de encargos dos estudantes do ensino superior”, correspondendo a 33,5% daquele valor mensal, mas outras fatias relevantes destinam-se a pagar a alimentação e os transportes. Mais de 84% do rendimento dos estudantes (que provém essencialmente da família) é canalizado para despesas relacionadas com o “custo de vida”.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

TAP está a 2% de recuperar os passageiros do pré-pandemia

A TAP transportou mais de 7,8 milhões de passageiros (de e para os aeroportos nacionais) na primeira metade deste ano, mais 1,8% face aos 7,7 milhões de passageiros registados no mesmo período de 2023. No entanto, ainda está 2,4% abaixo dos mais de oito milhões de passageiros que atingiu nos primeiros seis meses de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19 e em que a companhia aérea tinha mais aviões, segundo revelam os dados da ANAC.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Concentrações de empresas batem recorde de uma década

2023 foi o ano com mais notificações e decisões de operações de concentração de empresas dos últimos dez anos, registando-se, em ambos os casos, um aumento de cerca de 30% face ao ano anterior, para 82 processos. Os dados, que constam do relatório de atividades, gestão e contas da Autoridade da Concorrência (AdC), revelam que a esmagadora maioria das propostas de aquisição e/ou fusão (74) foi aprovada sem qualquer objeção, tal como tem sido costume.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Eurodeputado romeno põe em causa aeroporto em Alcochete

O eurodeputado romeno Adrian-George Axinia, do grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR, na sigla em inglês), denunciou à Comissão Europeia eventuais ajudas de Estado ilegais para a construção de um grande aeroporto em Alcochete. O eurodeputado pede ao Executivo liderado por Ursula von der Leyen que confirme que o Estado português não prescindirá das receitas provenientes de taxas aeroportuárias, que rondam os três mil milhões de euros, a que terá direito até ao fim da concessão. Mas alega que a cedência de terrenos públicos e os acessos, como a terceira ponte sobre o estuário do Tejo, autoestradas e a linha de TGV, também deverão ser consideradas ajudas de Estado.

Leia a notícia completa na CNN Portugal (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Turismo, TAP e ensino superior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião