Imposto mundial sobre os super-ricos poderia arrecadar quase dois biliões de euros
Se todos os governos do mundo copiassem o imposto espanhol que recai sobre a fortuna dos mais ricos, seria possível arrecadar cerca de 1,82 biliões de euros, estima o grupo Tax Justice Network.
Se todos os governos do mundo copiassem o imposto espanhol que recai sobre a fortuna dos mais ricos, seria possível arrecadar mais de dois biliões de dólares, ou cerca de 1,82 biliões de euros, avança o The Guardian, verba que poderia ser usada para financiar a transição climática, defendem ativistas.
Em causa está o imposto temporário de “solidariedade” praticado em Espanha desde 2022 e que incide sobre o património líquido dos cidadãos com mais de três milhões de euros. Estima-se que este imposto, cobrado em 2023 e 2024, abranja 0,5% das famílias mais ricas de Espanha.
Segundo as estimativas do grupo Tax Justice Network, um imposto semelhante ao espanhol, com uma taxa entre 1,7% e 3,5%, permitiria arrecadar cerca de 2,1 biliões de dólares (1,91 biliões de euros). Só no Reino Unido seria possível arrecadar cerca de 31 mil milhões de dólares por ano, ou 28 mil milhões de euros.
O estudo excluiu algumas isenções do imposto espanhol, como as ações de empresas cotadas em bolsa, propriedade intelectual e industrial e alguns ativos de elevado valor, como barcos e aviões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Imposto mundial sobre os super-ricos poderia arrecadar quase dois biliões de euros
{{ noCommentsLabel }}