Chega pede reunião urgente a Marcelo sobre referendo à imigração
Anúncio de André Ventura ocorre após Marcelo Rebelo de Sousa ter alertado para a diferença entre a realidade e as narrativas que se constroem sobre imigração.
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou esta quarta-feira que pediu uma reunião de urgência ao Presidente da República sobre um referendo à imigração, após Marcelo Rebelo de Sousa ter alertado para a diferença entre a realidade e as narrativas que se constroem sobre este tema.
Em declarações aos jornalistas, na sede do partido em Lisboa, André Ventura disse esperar que a reunião se possa realizar “nos próximos dias”, tendo como objetivo explicar ao Chefe de Estado que “o pedido de referendo não é nenhuma atitude persecutória, nem de narrativas, nem de perceções”.
“Não é um joguete político, é uma questão estrutural para o futuro “, afirmou.
A posição do Chega tem lugar após o Presidente da República ter defendido ser “fundamental” ao falar-se de imigração em Portugal, país “que foi sempre de emigração”, saber do se está a falar. Segundo a Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa detalhou, em resposta a uma pergunta de um aluno da Universidade de Verão do PSD, que decorre em Castelo de Vide, Portalegre, os números sobre a imigração em Portugal para concluir que “ter estes números presentes é ter presente a diferença entre a realidade e discursos ou narrativas sobre ela”.
André Ventura anunciou que o partido avançou com um projeto para o Parlamento “colocando a discussão do plenário a realização de um referendo”, com duas questões: “Concorda que haja uma definição anual de limites máximos de autorização de residência a cidadãos estrangeiros?” e “concorda que seja implementada em Portugal um sistema de quotas revisto anualmente orientado consoante os interesses económicos globais do país e das necessidades do mercado de trabalho?”.
Segundo o líder do Chega, as questões foram “pensadas” de acordo com as “linhas e quadro das orientações anteriores do Tribunal Constitucional”, argumentando que “não são inclinadas”.
Voltou ainda a colocar o referendo à imigração como uma das questões fundamentais para as negociações do Orçamento do Estado, embora o Governo já tenha afirmado publicamente que “no Orçamento discutem-se questões de Orçamento“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chega pede reunião urgente a Marcelo sobre referendo à imigração
{{ noCommentsLabel }}