Governo designa novos dirigentes para APA e DGEG
José Pimenta Machado será o novo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e Paulo Carmona assume a Direção-Geral de Energia e Geologia. Ambos em regime de substituição.
É oficial. O Governo também vai mudar as lideranças da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). José Carlos Pimenta Machado vai assumir a presidência da APA e Paulo Carmona será o novo diretor-geral da DGEG, segundo um comunicado enviado às redações pelo gabinete da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Ambos ficam em regime de substituição.
Após ter afastado Jerónimo Cunha da DGEC, no cargo há menos de um ano, a ministra indica que a designação de Carmona produz efeitos no próximo dia 2 de setembro. A escolha assegura, segundo a governante, a “continuidade e o normal funcionamento do serviço, até à abertura do procedimento concursal e subsequente nomeação de um novo titular”.
Licenciado em Administração e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica, Paulo Carmona “traz uma vasta experiência na gestão e liderança em diversos setores, incluindo o energético”, indica a nota, que acrescenta que um novo diretor-geral é “um passo importante para reforçar a dinâmica que o Governo pretende incutir no setor da energia, especialmente num momento em que se enfrentam desafios cruciais, como a promoção das energias renováveis e a transição energética”.
Já José Pimenta Machado, licenciado em Engenharia do Ambiente pela universidade de Aveiro, “reflete o compromisso do Governo em fortalecer a liderança da APA, órgão crucial para a implementação das políticas ambientais em Portugal”. Até agora era o número dois da agência. Pimenta Machado substitui Nuno Lacasta, que em 31 de janeiro cessou funções, a seu pedido, depois de ter sido constituído arguido na Operação Influencer, que investiga negócios de exploração de lítio e produção de energia a partir de hidrogénio. O processo judicial levou em finais de 2023 à demissão do então primeiro-ministro, António Costa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo designa novos dirigentes para APA e DGEG
{{ noCommentsLabel }}