Goparity investe 40 milhões em projetos de impacto, cerca de metade em Portugal

Investimento feito pela comunidade da plataforma criou um total de 4.739 empregos, dos quais 1.305 em Portugal.

A comunidade de investidores da Goparity investiu 40 milhões de euros em projetos de impacto, dos quais 21,9 milhões em Portugal, adianta a plataforma no seu balanço de sete anos de atividade até agosto.

“Estamos muito satisfeitos com as cerca de 150 organizações em que a nossa comunidade já investiu. O nosso relatório demonstra que 88% da nossa comunidade de investidores, que tem crescido ano após ano, reconhece o papel da Goparity na sua literacia financeira, destacando a possibilidade de utilização de instrumentos financeiros éticos e sustentáveis. Estes primeiros anos são prova viva que a nossa missão de democratizar o acesso ao financiamento sustentável e de impacto está no caminho certo”, diz Nuno Brito, CEO da Goparity, citado em comunicado, no mesmo dia em que a startup, com escritórios em Espanha, Portugal e Canadá, revela o seu primeiro relatório sobre os seus cerca de sete anos de atividade.

Impacto global

A nível global, até agosto, a comunidade de investidores da GoParity, um total de 17.500 pessoas e empresas, investiu 40 milhões de euros em 370 projetos alinhados com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), isto é projetos nas áreas da energia sustentável, transição sustentável, água e economia azul.

Um investimento que impactou 89.600 pessoas, tendo criado 4.739 empregos. E desse montante, mais de 13 milhões já foram devolvidos aos investidores.

Estes projetos e investimentos espalham-se por 18 países, em três continentes, tendo igualmente um impacto ambiental positivo, estimando a Goparity que os mesmos contribuam para evitar por ano a emissão de 29.205 toneladas de CO2 para a atmosfera; a produção de 32.287 MWh de energia limpa; e que 1.729 hectares de terra e água sejam geridos de forma sustentável.

E em Portugal?

Desde 2017 até agosto, 267 projetos em Portugal já foram financiados pela plataforma, tendo sido investidos 21,9 milhões de euros no país, ou seja, cerca de 70% do dinheiro investido pela comunidade da plataforma. Estes projetos impactaram um total de 48.405 pessoas, tendo criado 1.305 empregos.

Até ao final do ano passado, a comunidade portuguesa da plataforma correspondia a quase 36 mil utilizadores, o que representa cerca de 85% do total.

Globalmente, a Goparity já garantiu acesso a financiamento a 142 organizações com e sem fins lucrativos, para estas desenvolverem projetos nas áreas da energia sustentável, transição sustentável, água e economia azul, utilização sustentável dos solos e da terra e economia social.

Segundo um inquérito realizado pela plataforma, 25,3% dos utilizadores investiram nos projetos em igual parte pelo retorno financeiro como pelo impacto ambiental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Goparity investe 40 milhões em projetos de impacto, cerca de metade em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião