Rui Costa chama Stock da Cunha, Nuno Catarino e Lopes da Costa para a SAD do Benfica
No meio de uma crise desportiva, Rui Costa revoluciona administração da SAD encarnada com três nomes da gestão: Eduardo Stock da Cunha, Nuno Catarino e Manuel Lopes da Costa.
No meio de uma crise desportiva, Rui Costa promoveu uma remodelação profunda na administração da SAD do Benfica SLBEN 0,00% , chamando para a sua equipa de gestão três nomes de relevo do mundo financeiro e empresarial: Nuno Catarino, Eduardo Stock da Cunha e Manuel Lopes da Costa.
Para Nuno Catarino, com uma longa carreira ligada à consultora McKinsey, está reservado um papel de maior relevo na estrutura benfiquista: na comissão executiva vai exercer o cargo de administrador financeiro da SAD, substituindo Luís Mendes que se demitiu em junho. Inicia funções até 1 de janeiro de 2025.
Para não executivos foram designados Eduardo Stock da Cunha e Manuel Lopes da Costa. Stock da Cunha é um nome conhecido no setor financeiro, depois das passagens pelo Santander, Lloyds, Novobanco (onde talvez veio a ganhar maior exposição pública), sendo, atualmente, administrador no Barclays e na seguradora Fidelidade. O Benfica esclarece que assumirá funções quando informar a SAD que obteve ou não requer autorização para o efeito.
Quanto a Manuel Lopes da Costa, engenheiro de formação, é professor na Nova School of Business, presidente consultora Auren Portugal e empresário.
Rui Costa sob fogo
Os três gestores juntam-se a outros quatro membros da direção do clube que também vão ter funções na SAD encarnada: Rui Costa (presidente) e os vogais Jaime Antunes, Manuel Brito e, novidade, José Gandarez (vice-presidente do clube). Com Nuno Catarino compõem a comissão executiva.
Em sentido contrário, Lourenço Coelho deixa o cargo de administrador para assumir as funções de diretor-geral para o futebol, a área chave na atividade e negócios do clube.
Estas mudanças ocorrem num quadro conturbado para os lados da Luz, depois de um arranque em falso da principal equipa de futebol na temporada 2024-2025.
Com uma derrota e um empate nos quatro primeiros jogos da Liga, o desempenho aquém do esperado dentro de campo – sétimo lugar do campeonato — levou à demissão do treinador Roger Schmidt, que desde a época passada vinha sendo contestado pelos adeptos, apesar dos fortes investimentos na contratação de jogadores em comparação com os rivais Sporting e FC Porto.
A atual situação desportiva do clube deixou o próprio Rui Costa, eleito em 2021, sob fogo, quando os sócios se preparam para ir novamente às urnas no próximo ano para eleger o próximo presidente das águias.
Uma mulher
O novo conselho de administração do Benfica irá completar o mandato 2021-2025. A nova composição contará apenas com uma mulher: Maria Pinto Correia.
As regras aplicáveis às empresas cotadas no que toca à igualdade de género nos órgãos de administração determinam que se tenha uma proporção de pessoas do sexo sub-representado não inferior a 33%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rui Costa chama Stock da Cunha, Nuno Catarino e Lopes da Costa para a SAD do Benfica
{{ noCommentsLabel }}