Crédito ao consumo sobe 9% para quase 5 mil milhões até julho

Famílias pediram um valor recorde de 4,85 mil milhões em empréstimos para o consumo nos sete primeiros meses do ano, depois de acelerar quase 20% em julho.

Os bancos e financeiras concederam perto de cinco mil milhões de euros de crédito ao consumo nos primeiros sete meses do ano, representando o valor mais elevado desde, pelo menos, 2013, quando começa a série estatística do Banco de Portugal.

Trata-se de um aumento de cerca de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de subida que se vem observando desde a pandemia, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo supervisor bancário.

Crédito ao consumo mantém subida

Fonte: Banco de Portugal

Todos os segmentos do crédito aos consumidores tiveram subidas neste período, apesar do ambiente de taxas de juro elevadas, que tem, de resto, provocado um forte abrandamento nos empréstimos para a compra de casa.

O principal motor para a evolução registada entre janeiro e julho foram os empréstimos para a aquisição de automóvel: as novas operações aumentaram 13% para 1,87 mil milhões de euros, representando 38,6% do total do crédito ao consumo concedido neste período.

Nos outros segmentos, o crédito pessoal — a grande fatia do crédito ao consumo — aumentou 6% para 2,16 mil milhões de euros: os créditos com a finalidade educação, saúde, energias renováveis e outros tiveram um decréscimo de 1% para 79,6 milhões, mas outros créditos pessoais subiram 7% para 2,1 mil milhões.

Nos financiamentos concedidos por cartão de crédito, o montante de novas operações ascenderam a 816 milhões de euros até julho, refletindo um aumento de 8% em termos homólogos.

Julho com melhor mês desde março de 2023

Em julho, as famílias pediram 742,1 milhões de euros em empréstimos ao consumo, acelerando 19% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o melhor mês desde março de 2023, com o crédito pessoal e o crédito automóvel a dispararem 21% para 327,7 milhões e 303,2 milhões, respetivamente.

O novo crédito concedido através de cartões de crédito cresceu 10% para 111,1 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo sobe 9% para quase 5 mil milhões até julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião