Governo disponível para NAV estudar alternativas nas aterragens e descolagens em Lisboa
A administração da NAV disse ter “condições para fazer um estudo no sentido de perceber se era possível introduzir alterações ao sistema de aterragem e descolagem dos aviões”, diz autarca.
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira disse esta segunda-feira que o ministro das Infraestruturas concordou em pedir à NAV Portugal para “estudar alternativas” ao sistema de rotas de aterragem e descolagem dos aviões em Lisboa.
A administração da NAV – Navegação Aérea de Portugal, segundo explicou à Lusa Fernando Paulo Ferreira (PS), disse ter “condições para fazer um estudo no sentido de perceber se era possível introduzir alterações ao sistema de aterragem e descolagem dos aviões”, mas necessitava “que fosse o Governo a dar essas indicações” à empresa que gere a navegação no espaço aéreo português.
“Daí ter pedido audiência ao senhor ministro das Infraestruturas, que foi sensível à nossa argumentação e então comprometeu-se a mandar a NAV fazer este estudo”, acrescentou.
O autarca de Vila Franca de Xira, que se reuniu com o ministro Miguel Pinto Luz na quinta-feira, admitiu que começa a aparecer “uma luz ao fundo do túnel” para se conseguir “minorar os impactos” da alteração feita em maio nas rotas de aterragem e descolagem no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
“A NAV tinha-me dito que são estudos complexos, porque tem a ver com a segurança aérea e tem também um conjunto de outras autoridades, nomeadamente europeias”, salientou Fernando Paulo Ferreira, que compreende a complexidade dos estudos, mas espera que comecem o mais depressa possível para
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo disponível para NAV estudar alternativas nas aterragens e descolagens em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}