Mais de dois terços da população em Portugal acedeu a serviços públicos online em 2023

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11:35

A proporção de pessoas entre os 16 e os 74 anos em Portugal a aceder a serviços da Administração Pública por via digital cresceu apenas 0,9 pontos percentuais no ano passado.

Em 2023, 69,63% das pessoas dos 16 aos 74 anos em Portugal acederam a serviços públicos por via digital nos 12 meses anteriores ao inquérito, mais 0,9 pontos percentuais do que o valor observado em 2022 e em linha com a média da União Europeia (UE) (69,28%), de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

Na comparação com os restantes Estados-membros da UE, Portugal tem a oitava percentagem mais baixa de cidadãos entre os 16 e os 74 anos que utilizaram serviços online de uma entidade pública. As proporções mais elevadas verificaram-se na Dinamarca (97,68%), Finlândia (95,49%), Países Baixos (94,78%) e Suécia (94,58%), enquanto as mais baixas foram registadas na Roménia (22,56%), na Bulgária (29,72%) e na Alemanha (58,07%).

Fonte: Eurostat

Segundo o gabinete estatístico, 42% dos cidadãos europeus utilizaram serviços de Administração Pública online no ano passado para obter informações sobre serviços, benefícios, leis, horários de funcionamento ou similares.

As restantes atividades com mais acessos foram o download ou a impressão de formulários oficiais (40%), o acesso a informações pessoais (39%) e a marcação de uma reunião ou reserva e a receção de comunicações ou documentos oficiais (37%).

Já a percentagem de pessoas que recorreram aos serviços digitais para apresentar declarações fiscais foi de 29%, acima, ainda assim, dos acessos a bases de dados ou registos públicos (19%), da solicitação de documentos ou certificados oficiais (18%) e de pedidos de subsídios ou apoios (17%).

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