Mota-Engil excluída de concurso do metro de Bogotá após protesto de consórcio espanhol

  • ECO
  • 28 Outubro 2024

Construtora foi desqualificada após consórcio espanhol ter protestado por alegados conflitos de interesses com empresas chinesas. Poderia ter sido o maior projeto da história da empresa.

A Empresa Metro de Bogotá (EMB) e a banca multilateral que vai financiar a construção da segunda linha do metro da capital da Colômbia desqualificaram o consórcio composto pela Mota-Engil e pela China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) do concurso para a adjudicação da obra, avança esta segunda-feira o Jornal de Negócios.

A decisão, tomada no final da semana passada, decorre de um protesto apresentado por um consórcio concorrente, formado pelas espanholas Sacyr, Acciona e CAF, relativo a um eventual conflito de interesses entre os restantes interessados que integram empresas chinesas. Em causa está o facto de a construtora estatal chinesa CCCC controlar diretamente uma empresa que faz parte de outro consórcio — a China Harbour Engineering Company Limited (CHEC), que concorria juntamente com a Xi’an Rail Transportation Group Company Limited — e, simultaneamente, ter uma participação na Mota-Engil. Tal daria à CCCC “a possibilidade de influenciar as duas propostas”, justificam a EMB e a banca multilateral.

O consórcio formado pela Mota-Engil e a CRRC foi um dos quatro pré-qualificados em agosto de 2023 no concurso para a construção e operação da nova linha de metro de Bogotá durante 30 anos, sendo que este projeto, de dois mil milhões de dólares (mais de 1,8 mil milhões de euros), seria o de maior dimensão até à data na história da construtora portuguesa. Na América Latina, o consórcio da empresa liderada por Carlos Mota dos Santos ganhou três contratos nos últimos anos para a construção de novas linhas de metro em Medellín (Colômbia), Monterrey e Guadalajara (México).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil excluída de concurso do metro de Bogotá após protesto de consórcio espanhol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião