Lucro do Santander Totta sobe 25% para 778,1 milhões até setembro

Resultado do banco liderado por Pedro Castro e Almeida voltou a ser impulsionado pela margem financeira, que avançou mais de 20% para 1,24 mil milhões nos primeiros nove meses do ano.

O Santander Totta registou lucros de 778,1 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, subindo 25,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo anunciou esta terça-feira no arranque da temporada de resultados da banca nacional. Amanhã é a vez do BCP. Na quinta-feira, o Novobanco e o BPI também apresentam contas.

O resultado do banco liderado por Pedro Castro e Almeida voltou a ser impulsionado pela margem financeira (diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos), que avançou 20,5% para 1,24 mil milhões de euros entre janeiro e setembro.

Em comunicado, explica que a margem financeira continuou a “beneficiar da subida das taxas de juro de referência executada até setembro de 2023, mas a um ritmo progressivamente menor“, dado que o Banco Central Europeu (BCE) já começou a baixar as taxas de referência no verão passado e “que começa a afetar a dinâmica intra-anual da margem, que se traduz numa redução face quer ao pico, observado no quarto trimestre de 2023, quer ao trimestre anterior”.

Já as comissões praticamente estabilizaram nos 345 milhões de euros, com o banco a sentir “dois efeitos de sinal oposto”: por um lado uma subida das comissões relacionadas com a atividade dos clientes, “em especial as de crédito, fundo de investimento e seguros”; por outro, uma redução das comissões com assessoria financeira.

Assim, com os resultados em operações financeiras a ascenderem a 15,8 milhões de euros, o produto bancário cresceu 14,5% para 1,61 mil milhões de euros.

Do lado dos custos, houve uma subida de 0,6% para 389,8 milhões de euros, com os encargos com o pessoal a aumentarem 2,5% para 215,1 milhões. O rácio de eficiência registou uma melhoria de 3,3 pontos percentuais e baixou para 24,2%.

O banco chegou a setembro com uma rentabilidade dos capitais próprios (ROE) de 23,9%, aumentando 2,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Apresentação de resultados do Santander Totta - 04FEV19

Crédito aumenta 6,6%, menos famílias amortizam

A carteira de crédito do Santander Totta teve um aumento de 6,6% para 47,9 mil milhões de euros. O banco diz que adaptou a sua oferta ao novo contexto de taxas de juro mais elevadas e que se traduziu na captação de mais clientes nos “segmentos de maior valor, com o consequente crescimento do crédito.

Adicionalmente, também notou que a descida das taxa de juro a partir do verão “minimizou a amortização antecipada de crédito, que tinha sido mais marcada no primeiro semestre do ano passado.

Neste contexto, a carteira de empréstimos à habitação cresceu quase 4% para 23,0 mil milhões de euros. E o crédito ao consumo aumentou 7,8% para 1,9 mil milhões. No segmento das empresas e institucionais, o stock de crédito teve um aumento de 9,8% para 22,8 mil milhões de euros.

Depósitos sobem mais de 4%

Também nos recursos de clientes registou um crescimento de 5,5% em relação há um ano, ascendendo a 45,6 mil milhões de euros, com os depósitos a subirem 4,2% para 37 mil milhões.

Mas foram os recursos fora de balanço que mais cresceram: aumentaram 11,7% para 8,7 mil milhões de euros, com a baixa das taxas de juro a forçar os clientes a procurarem alternativas de investimento para lá dos depósitos. Os fundos geridos ou comercializados pelo banco tiveram um aumento de 14,8% para 4,7 mil milhões de euros e os seguros de capitalização aumentaram 8,2% para cerca de quatro mil milhões.

(Notícia atualizada às 10h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Santander Totta sobe 25% para 778,1 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião