Sonae Sierra quer ficar com 100% dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama

  • ECO
  • 18:26

Depois do NorteShopping, a Sonae Sierra avança agora para o controlo exclusivo dos dois centros comerciais lisboetas.

A Sonae Sierra, através do Fundo Sierra Prime, pretende ficar com o controlo exclusivo dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, em Lisboa, segundo uma nota da Autoridade da Concorrência, notificada esta quarta-feira pela empresa.

“Torna-se público que a Autoridade da Concorrência recebeu, em 24 de outubro de 2024, uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas (…). A operação de concentração consiste na aquisição, pela Sonae Sierra, SGPS, S.A. (“Sierra”), indiretamente, através de participada, do controlo exclusivo sobre as sociedades Centro Colombo – Centro Comercial, SA e Centro Vasco da Gama – Centro Comercial, SA (“Centros Comerciais Colombo e Vasco da Gama”)”, refere a AdC em comunicado.

A operação de aquisição dos dois centros comerciais lisboetas por parte da Sonae Sierra junta-se à do NorteShopping, conforme noticiado pelo ECO no início de outubro, numa ação cujo objetivo passa por reforçar “a estratégia de investimento deste fundo em ativos prime de alta qualidade”. O portefólio do Sierra Prime inclui ainda o CascaiShopping (100%) e dois ativos em Málaga, o Plaza Mayor (100%) e o McArthurGlen Designer Outlet Málaga (50%).

Em fevereiro de 2020, a Sonae Sierra e o fundo de pensões holandês APG acordaram a venda de 50% do Sierra Fund aos grupos seguradores Allianz e Elo. Envolvendo seis centros comerciais na Península Ibérica com um valor bruto de ativos a exceder os 3.000 milhões de euros – incluindo o Centro Colombo e Centro Vasco da Gama – a transação garantiu na altura um encaixe aproximado de 525 milhões de euros aos vendedores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Sierra quer ficar com 100% dos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião