Prestação da casa cai até 16% em novembro. Saiba quanto vai poupar

Euribor voltaram a cair de forma acentuada em outubro, abrindo caminho para novo alívio na prestação da casa. Financiamentos de 150 mil euros terão uma redução até 130 euros nos encargos mensais.

As famílias com crédito da casa vão ter boas notícias no próximo mês. A prestação mensal paga ao banco vai sofrer uma forte redução no caso dos contratos que forem revistos em novembro, com o alívio a chegar aos 130 euros, de acordo com as simulações realizadas pelo ECO para um financiamento de 150 mil euros a 30 anos.

Há vários meses que a prestação da casa está a cair, refletindo a queda das taxas Euribor, que são usadas como indexante na grande maioria dos empréstimos à habitação em Portugal.

Em outubro, no mês em que o Banco Central Europeu (BCE) voltou a cortar as taxas diretoras, as Euribor a três e seis meses registaram mesmo a maior queda mensal em 15 anos. E, por conta disso, os encargos com a habitação também vão descer de forma significativa no próximo mês.

Depois do forte agravamento nos últimos dois anos e meio, as famílias vão continuar a sentir nos seus bolsos o alívio da política monetária do banco central que, com a inflação controlada, se prepara para promover mais cortes nas taxas que guiam o mercado. Há quem defenda – e neste grupo está incluído o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno — um corte dos juros de 50 pontos base na reunião de dezembro (última do ano), sendo que 2025 trará mais reduções, de acordo com os analistas.

Centeno considera que a batalha contra a inflação foi vencida e que, perante o risco de forte abrandamento económico, o BCE deve acelerar o calendário. Nem todos no conselho de governadores concordam com o português, ainda assim.

O mercado antecipa que as Euribor continuem a descer nos próximos tempos. Os contratos forward sobre as Euribor a três meses indicam que as taxas vão cair para menos de 2% daqui a um ano, sendo que no prazo a seis meses deverá baixar para 2% até aos primeiros meses de 2026.

Euribor em queda após pico atingido há um ano

Fonte: Refinitiv

Quanto é que a prestação vai cair?

Para um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1%, as contas para novembro são as seguintes:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá descer para 730,99 euros, menos 45,61 euros (-5,87%) relativamente à prestação que pagava desde agosto;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 716,81 euros, uma descida de 73,64 euros (-9,32%) em relação à prestação que pagava desde maio;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá cair para 690,25 euros, menos 129,71 euros (-15,82%) face à prestação que pagou no último ano.

Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e se o seu contrato for revisto agora, saiba quanto irá pagar a menos.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para ver o simulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa cai até 16% em novembro. Saiba quanto vai poupar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião