PSI fecha semana plena de resultados a subir quase 1%

O principal índice da bolsa portuguesa acompanhou os ganhos das bolsas mundiais com Jerónimo Martins a recuperar mais 2,24%. Já a Semapa caiu 2,3%, reagindo à queda no lucro trimestral.

A bolsa de Lisboa subiu quase 1% na última sessão da semana, primeira do mês de novembro, com apenas duas cotadas a fecharem em terreno negativo. O índice acompanhou os ganhos da generalidade das praças europeias, num dia que também está a ser de otimismo nos mercados norte-americanos.

Enquanto o Stoxx 600 subiu 1,1% e o espanhol IBEX-35 somou 1,3%, o português PSI valorizou 0,95%, para 6.594,91 pontos, o que permitiu ao índice fechar a semana com ganhos acumulados de 1,25%, invertendo uma sequência de duas semanas consecutivas de perdas.

Os CTT estiveram em destaque desde a abertura, comandando os ganhos na praça nacional. Com a sessão concluída, os Correios mantiveram o melhor desempenho do dia, subindo 2,34%, para 4,375 euros por ação, na semana em que apresentaram resultados, nomeadamente uma quebra de 22% nos lucros dos primeiros nove meses do ano.

A Jerónimo Martins, que também apresentou resultados esta semana, fechou a valorizar 2,24%, ocupando o segundo lugar do pódio do PSI, com os títulos a valerem 18,27 euros. A empresa prolongou, assim, os ganhos de mais de 8% registados na sessão anterior.

Ações da Jerónimo Martins recuperam

As cotadas do setor energético também contribuíram para os ganhos do PSI esta sexta-feira. Desde logo, a Galp, que deu o tiro de partida de uma semana preenchida por resultados, ao apresentar na segunda-feira passada uma subida de 24% do resultado líquido nos nove meses até setembro, batendo um novo recorde. Mas a petrolífera, que recuperou 1,72% nesta sessão, acabou por encerrar com uma queda semanal de 4% no preço das respetivas ações.

Enquanto isso, a EDP e a EDP Renováveis somaram, respetivamente, 1,53% e 1,11% nesta sessão.

Do lado oposto, o BCP corrigiu ligeiramente, na ordem dos 0,06%, mas fechou nos 46,31 cêntimos por ação, mantendo assim a capitalização bolsista de sete mil milhões de euros que alcançou na sessão anterior — na sequência, igualmente, da apresentação de resultados e de um plano estratégico que prevê distribuir aos acionistas até 75% dos resultados nos próximos quatro anos.

Já a Semapa saiu-se prejudicada, ao perder 2,30%, para 14,42 euros. Na quinta-feira, já após o fecho dos mercados de capitais na Europa, a companhia revelou aos acionistas que os lucros encolheram 16,5% no terceiro trimestre, para 49,7 milhões de euros, apesar de ter fechado os nove meses do ano com um aumento dos lucros de 8,6% face ao mesmo período do ano anterior.

Os investidores, incluindo na Europa, estavam à espera para conhecer novos dados do mercado laboral norte-americano, e assim foi: excluindo o setor agrícola, a maior economia do mundo gerou apena 12 mil empregos em outubro, muito abaixo dos 100 mil que eram esperados pelos economistas, devido ao impacto negativo de dois furacões e da greve na Boeing. Contudo, as bolsas em Wall Street acabaram por descartar esses dados e valorizar ainda assim, na esperança de um corte maior das taxas de juro na próxima reunião da Fed, que decorrerá na próxima semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI fecha semana plena de resultados a subir quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião