Ações e dólar disparam com vitória de Trump

"Trump trades" estão em forte alta esta quarta-feira depois de o candidato republicano ter reclamado vitória nas eleições americanas. Ações, dólar e cripto valorizam, obrigações afundam.

A vitória de Donald Trump na corrida às eleições americanas está a impulsionar as ações tanto na Europa como nos EUA (futuros) e também o dólar americano e a bitcoin.

Cerca das 9h00 em Lisboa, o candidato republicano surgia à frente nos resultados com 266 votos no colégio eleitoral, depois de ter vencido em Estados decisivos como Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, de acordo com a Associated Press. Trump já reclamou vitória com a promessa de uma “época de ouro” nos EUA.

“Não só os mercados estão a posicionar-se para uma vitória confortável de Trump no colégio eleitoral, mas também a perspetiva de um Congresso controlado pelos republicanos”, disse Matthew Ryan, responsável pela estratégia de mercado da Ebury, citado pela Reuters.

Por cá, o PSI desliza mais de 1% penalizado pelo afundanço do grupo EDP. A EDP Renováveis cai 5,70% para 11,92 euros, depois de os lucros até setembro terem caído 50% para 210 milhões de euros, e a casa-mãe EDP recua 5,31% para 3,385 euros.

“O setor das utilities, que teria em Kamala um impulso, está a ser castigado e a arrastar em Portugal a EDP Renováveis e a EDP e em Espanha a Iberdrola, castigando por isso o PSI e o IBEX, que adicionalmente são pressionados pelo ambiente negativo no setor da banca”, dizem os analistas da sala de mercados do BCP.

Lisboa e Madrid contrariam os ganhos que se registam nas praças europeias, que somam mais de 1%. O Stoxx 600 avança 1,84% e os principais índices de Frankfurt e Paris ganham 1,41% e 1,84%, respetivamente.

Do outro lado do Atlântico os futuros do S&P 500 atingiram máximos históricos, registando uma subida de 2,02%. Também se verifica um rally no Dow Jones e no Nasdaq, prevendo-se assim um arranque muito positivo quando Wall Street abrir a sessão dentro de cerca de seis horas.

O dólar americano também está em forte alta com a perspetiva de Trump voltar à Casa Branca, avançando 1,62% para 0,9295 euros, o valor mais elevado desde julho.

Dólar avança

Fonte: Refinitiv

Nas criptomoedas, a bitcoin saltou para um novo recorde acima dos 75 mil dólares. “Trump era um dos favoritos entre os investidores neste mercado, graças às suas muitas promessas de apoio positivo ao desenvolvimento da indústria nos EUA”, refere a XTB.

No mercado obrigacionista, as taxas de juro da dívida americana a dez anos dispararam para perto dos 4,5%.

“Muito disto se baseia na visão dos investidores de que Trump reduzirá os impostos ou pelo menos manteria as taxas de imposto em níveis baixos. Agora que é provável que pareça uma onda vermelha (da Casa Branca e do Congresso) – cortes adicionais são possíveis”, disse Ken Peng, chefe de estratégia de investimento na Ásia do Citi Wealth à Reuters.

(Notícia atualizada às 11h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações e dólar disparam com vitória de Trump

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião