El Clínic em Barcelona, 12 de Octubre em Madrid e Río Hortega em Valladolid, exemplos de integração tecnológica de ponta nos cuidados médicos

  • Servimedia
  • 7:15

O investimento na renovação da tecnologia de saúde nos hospitais aumentou nos últimos anos, através de iniciativas como o Plano INVEAT (2021-2023).

Este plano destinou quase 800 milhões de euros para melhorar a infraestrutura tecnológica dos hospitais públicos.

A este respeito, o relatório “Perfil Tecnológico Hospitalar 2024”, elaborado pela Federação Espanhola de Empresas de Tecnologias da Saúde (Fenin), indica que, atualmente, 42% dos equipamentos dos hospitais, tanto públicos como privados, são novos, enquanto 33% têm mais de 10 anos.

Um exemplo de inovação em equipamentos é o Hospital Clínic de Barcelona, que renovou recentemente o laboratório de diagnóstico CORE com a instalação de um novo sistema de automatização que permitirá analisar diariamente 5.700 amostras e reduzir os custos em 15%, tornando-o o mais avançado e rápido do mundo. Fabricado pela Inpeco e distribuído pela Siemens Healthineers, é o primeiro do género a ser instalado pela empresa alemã no mundo. A sua entrada em funcionamento, que começou no início de julho, permitiu aumentar a atividade de recolha de amostras em mais de 35%.

Juntamente com eles, o Hospital Universitário Río Hortega, em Valladolid, surgiu como um dos centros de referência pela sua capacidade de integrar tecnologia de ponta nos cuidados médicos. Dispõe de um modelo de gémeo digital que melhora a eficiência e a tomada de decisões nos cuidados de saúde; uma réplica virtual que permite a monitorização em tempo real de processos como a gestão de resíduos hospitalares.

É também pioneira na gestão da logística hospitalar, onde a automatização garante um fluxo eficiente de fornecimentos e materiais, e levou a vanguarda à limpeza, onde dispõe da ferramenta “check in plan”, implementada pela Serveo, que envolve a monitorização em tempo real das tarefas realizadas, garantindo um controlo exaustivo dos tempos e da qualidade da limpeza.

Também em Madrid, o Hospital 12 de Octubre, em Madrid, é um dos hospitais que está a impulsionar a transformação das suas equipas através de uma estratégia implementada nos últimos quatro anos com projetos como o seu novo Edifício de Hospitalização.

Desde setembro, este centro começou a receber os seus primeiros pacientes e combina cuidados de saúde de ponta, bem como a instalação de equipamento de alta tecnologia e as suas quatro salas de operações híbridas. Além disso, este projeto contribuiu para o reconhecimento pela Fenin, no ano passado, da transformação digital do hospital em benefício do paciente e do seu ambiente, e da satisfação do profissional de saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

El Clínic em Barcelona, 12 de Octubre em Madrid e Río Hortega em Valladolid, exemplos de integração tecnológica de ponta nos cuidados médicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião