Miranda Sarmento garante “total confiança” em excedente orçamental no próximo ano
Ministro das Finanças mantém previsão de excedente orçamental no próximo ano. Declaração ocorre após Banco de Portugal estimar um défice de 0,1% do PIB em 2025.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, garantiu esta segunda-feira que o Governo mantém “total confiança” na previsão de um excedente orçamental no próximo ano. As declarações ocorrem depois do Banco de Portugal prever que o país regresse aos défices a partir do próximo ano.
“Para o próximo ano mantemos a previsão de excedente de 0,3%” do PIB, afirmou Joaquim Miranda Sarmento, numa intervenção em um “Encontro Fora da Caixa”, organizado pela Caixa Geral de Depósitos.
O governante sublinhou que o Executivo mantém “uma total confiança” na previsão orçamental inscrita no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). Ainda assim, admitiu: “Obviamente, não deixaremos de fazer um acompanhamento diário da execução orçamental e de procurar naturalmente ajustar sobretudo face ao que possa ser uma menor prestação da economia ou que possam ser situações de maior risco ou turbulências internacionais“.
A intervenção do ministro das Finanças tem lugar depois de, na sexta-feira passada, o Banco de Portugal ter divulgado estimativas orçamentais para este ano e o próximo, no qual aponta para um excedente de 0,6% este ano, mas um défice de 0,1% em 2025.
Miranda Sarmento realçou ainda o impacto das medidas aprovadas pela oposição à revelia do Governo – quer no verão, quer na especialidade do Orçamento –, que estima ser de 0,4% do PIB.
Destacou ainda que a previsão de crescimento económico para o próximo ano é de 2,1%. “É uma previsão conservadora”, disse, acrescentando que a maioria das instituições está um pouco mais otimista que o Governo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miranda Sarmento garante “total confiança” em excedente orçamental no próximo ano
{{ noCommentsLabel }}