Arborea consegue investimento de cinco milhões para construir primeira fábrica
A Arborea é uma empresa luso-britânica pioneira no desenvolvimento de proteínas multifuncionais e ingredientes nutritivos através de um sistema inovador de produção de microalgas.
O Banco de Fomento contratou um investimento de 1,99 milhões de euros na Arborea, no âmbito do programa de coinvestimento Deal-by-Deal, aos quais se somam mais três milhões da Indico Capital Partners. Este investimento visa financiar a preparação da primeira unidade da empresa luso-britânica para produção de proteínas em escala comercial.
“A Arborea, uma empresa luso-britânica pioneira no desenvolvimento de proteínas multifuncionais e ingredientes nutritivos através de um sistema inovador de produção de microalgas, garantiu com sucesso uma ronda de financiamento de cinco milhões de euros”, revela a empresa em comunicado. “A ronda foi liderada pela Indico Capital Partners com o apoio do Banco Português de Fomento (BPF)”, acrescenta a mesma nota revelando que “o investimento financiará a preparação da primeira unidade da Arborea para produção de proteínas em escala comercial”.
O Banco de Fomento já tinha avançado ao ECO, na semana passada, que estava “em fase final de contratualização” um investimento de dois milhões na Arboreabiofoods. E o fundador e administrador executivo da Indico Capital Partners, Stephan de Morais, tinha anunciado no ECO dos Fundos, o podcast semanal do ECO sobre fundos europeus, que ia anunciar em breve um investimento na quinta empresa pelo Fundo VC2.
O programa Deal-by-Deal do Banco de Fomento visa fomentar a constituição de novas empresas e/ou capitalização empresarial, prioritariamente nas fases de arranque. O FdCR pode investir até 70% na empresa, mas tem de ser acompanhado por 30% de investimento privado.
As candidaturas abriram a 17 de janeiro de 2023 e foram aprovadas até agora cinco operações, sendo que em apenas três está feito o investimento. No total, o FdCR tem comprometidos 32,37 milhões de euros que alavancam um investimento total de 58,09 milhões. Estes 32 milhões de euros correspondem a 16% da dotação global do programa que tem de estar executado na totalidade até 31 de dezembro de 2025.
O investimento na Arborea insere-se na janela A, porque o investimento do coinvestidor é superior ao do BPF, e “envolve instrumentos de capital e quase-capital, nomeadamente a entrada no capital social da empresa através da aquisição de quotas e a realização de prestações suplementares”, explica o banco liderado por Ana Carvalho em comunicado.
“Este financiamento representa um passo crucial na nossa missão de revolucionar a produção de alimentos através da nossa tecnologia Biosolar Leaf️. Ao produzir, de forma sustentável e com impacto negativo em carbono, uma proteína multifuncional — pura em sabor, cor e adaptável a diversas aplicações alimentares — estamos a enfrentar dois dos maiores desafios globais: a segurança alimentar e as alterações climáticas”, explicou Julian P. Melchiorri, CEO e fundador da Arborea, no mesmo comunicado.
A tecnologia desta empresa da Moita consiste em “cultivar qualquer uma das 50 mil espécies de micro-organismos fotossintéticos (como microalgas marinhas) e outras plantas microscópicas de forma rentável e com impacto negativo em carbono, sem a necessidade de terras agrícolas ou matérias-primas agrícolas. Isto não só reduz a pressão sobre as terras aráveis, mas também permite que o cultivo ocorra em diversos ambientes, incluindo superfícies urbanas”.
No mesmo programa Deal-by-Deal está em negociações o investimento de 14 milhões de euros na Caetanobus, tal como o ECO escreveu: dez milhões pelo Banco de Fomento e 4,26 milhões pela HCapital Partners.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arborea consegue investimento de cinco milhões para construir primeira fábrica
{{ noCommentsLabel }}