Ministro da Economia defende aliança ibérica em grandes projetos

O ministro defende que Portugal e Espanha devem unir esforços em áreas estratégicas, como o hidrogénio verde e a mobilidade, capitalizando o potencial de atração de capital estrangeiro.

O ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu esta sexta-feira um reforço da agenda ibérica, desafiando Espanha a trabalhar em conjunto com Portugal em grandes projetos e temas estratégicos, como o hidrogénio verde, a mobilidade e a transição para os veículos elétricos.

Sou profundamente defensor de um reforço da agenda ibérica“, destacou Pedro Reis, durante uma intervenção num almoço em que participou esta sexta-feira da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, no Porto. “É preciso ter um plano de ação. Não podemos ir a todas, mas devemos ir às principais”, argumentou o governante.

No âmbito desta agenda ibérica, Pedro Reis diz que se pode “ir mais longe, nos grandes projetos europeus, nos grandes eventos, na diplomacia económica para mercados terceiros”, mas “sobretudo numa política articulada de atratividade para investimentos estratégicos“.

Sobre o que poderão ser estes investimentos estratégicos, Pedro Reis disse que os dois países podiam apostar numa “aliança para o hidrogénio verde, nos projetos conjuntos de aceleração de projetos de startups tecnológicas, nas data centers e nos giga projetos, na mobilidade, nas renováveis marinhas, no cluster do automóvel elétrico“.

“Se tivermos a grandeza e o pragmatismo de ver isto em conjunto tornamo-nos um player no mapa europeu e no grande jogo do investimento externo mundial”, reforçou.

Num momento em que o mundo enfrenta novos riscos geopolíticos e grande incerteza sobre o potencial impacto de tarifas comerciais por parte dos Estados Unidos, com impacto no comércio internacional, o ministro diz que neste ambiente de “volatilidade extrema”, abriu-se uma oportunidade para Portugal, que se assume como “um caso sério da atratividade do investimento”.

Para Pedro Reis, Portugal é hoje olhado pelos investidores estrangeiros como um “porto de abrigo”, com estabilidade política e a implementar medidas que têm como objetivo promover a competitividade e atrair investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Economia defende aliança ibérica em grandes projetos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião