Trump anuncia tarifas sobre a indústria automóvel para abril
Apesar de não ter especificado que tarifas serão aplicadas nem sobre que países, o presidente norte-americano tem na mira fabricantes da Alemanha, Japão ou Coreia do Sul.
O presidente dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou esta sexta-feira novas taxas alfandegárias para o setor automóvel, sem especificar uma data. Na mira de Trump estão países como o Japão, Alemanha e Coreia do Sul que representaram no ano passado cerca de metade das exportações automóveis para os EUA.
“Faremos isso por volta de 2 de abril”, disse Donald Trump aos jornalistas, esta sexta-feira, no Salão Oval, depois de assinar uma ordem executiva sobre política energética, avança a Reuters.
A intenção do presidente norte-americano surge um dia depois de ter anunciado a imposição de tarifas recíprocas a todos os parceiros comerciais, ou seja, igualando as taxas dos direitos aduaneiros cobrados por cada país na importação de produtos norte-americanos.
No início da semana, Trump confirmou que vai impor tarifas americanas de 25% às importações de aço e alumínio, para entrar em vigor a 12 de março. A confirmar-se, a União Europeia já prometeu que irá retaliar.
Em comunicado, a Comissão Europeia, liderada por Ursula von der Leyen, refere que “a União Europeia mantém alguns dos direitos aduaneiros mais baixos do mundo e não vê qualquer justificação para o aumento dos direitos aduaneiros dos EUA sobre as suas exportações”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Trump anuncia tarifas sobre a indústria automóvel para abril
{{ noCommentsLabel }}