Grupo IAG aumenta lucros para recorde de 2.732 milhões de euros

Contas anuais confirmam bom momento do grupo de companhias aéreas que está interessado na TAP.

O grupo IAG, dono da British Airways, Iberia ou Aer Lingus, fechou 2024 com um crescimento de 9% das vendas, para 32.100 milhões de euros. Os lucros aumentaram 2,9% para um recorde 2.732 milhões, levando a empresa a anunciar uma remuneração total aos acionistas de 1.435 milhões de euros.

“Estes resultados destacam a qualidade dos nossos negócios e a eficácia da nossa estratégia, sustentada pela execução bem-sucedida do nosso programa de transformação em todo o Grupo. Estamos a alcançar margens e retornos de nível mundial, em linha com os objetivos que definimos para o mercado há pouco mais de um ano”, afirmou Luis Gallego, CEO do grupo IAG, citado em comunicado.

O resultado operacional disparou 22,1% para 4.283 milhões, levando a margem de rentabilidade para os 13,8%. O grupo que está interessado na privatização da TAP reduziu ainda a dívida líquida em 1.728 milhões para 7.517 milhões de euros.

“Estamos particularmente satisfeitos por anunciar que a IAG está a propor um dividendo final que eleva o nosso dividendo total para o ano a 435 milhões de euros e pretende devolver até mais 1.000 milhões de euros de capital excedente aos acionistas num prazo de até 12 meses”, anunciou Luis Gallego.

As ações da IAG saltaram cerca de 5%, com os investidores a reagirem de forma positiva aos resultados e ao novo pacote de remuneração acionista.

Olhando para o resto do ano, o grupo assinala que “mantém-se uma forte procura por parte dos clientes” e espera que os custos (exceto combustível) sejam idênticos a 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo IAG aumenta lucros para recorde de 2.732 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião