Tesla perde um quarto das vendas em Portugal nos primeiros três meses do ano
Veículos elétricos de Elon Musk sofrem a maior queda entre as principais marcas à venda em Portugal, num movimento que tem sido verificado por toda a Europa.
A Tesla é a grande derrotada na luta de vendas de carros em Portugal, nos primeiros três meses do ano. De acordo com dados divulgados esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os veículos da empresa fundada por Elon Musk sofreram a maior queda entre as marcas mais vendidas no nosso país.
Entre janeiro e março, foram matriculados em Portugal 2.145 ligeiros da marca Tesla, uma quebra de 25,7% face ao registado no mesmo período do ano anterior. Como um todo, este mercado encolheu, no primeiro trimestre de 2025, 0,8%. Porém, a quebra das vendas da Tesla são mais impressionantes se olharmos apenas para o segmento dos carros elétricos. As vendas deste mercado voltaram a crescer, a um ritmo de 27,1%, sendo que, entre os mais populares, ninguém caiu mais que a marca norte-americana.
Ainda assim, no segmento elétrico, a Tesla continua a ser marca mais vendida por cá, mas essa vantagem está a ficar mais curta, devido ao aumento da concorrência, de fabricantes chineses mas não só. As maiores subidas pertenceram à Peugeot, que mais do que duplicou vendas e está na segunda posição; e à chinesa BYD, que também mais que duplicou as matrículas e chegou à quarta posição.
Na tabela geral de veículos matriculados, a Tesla foi a 13º marca mais vendida, num ranking que tem no topo a Peugeot, a Renault, a Mercedes e a Dacia nos postos cimeiros.
O efeito Musk?
Tanto as vendas como a cotação da Tesla têm estado sob forte pressão nos últimos meses, devido a um apelo a um boicote à empresa depois de o seu fundador e principal acionista Elon Musk, ter tomado um cargo na estrutura do governo de Donald Trump. Depois de ter sido um dos seus maiores apoiantes na campanha para a presidência, Musk assumiu a liderança do departamento de eficiência governamental, o DOGE, que se tem destacado por estar a fazer cortes enormes no funcionalismo público e em muitos programas sociais dos Estados Unidos da América.
Na Europa, a tendência de quebra de vendas tem sido até mais intensa do que em Portugal. O movimento anti-Tesla levou Musk a queixar-se publicamente do “ódio” à sua empresa e Donald Trump chegou a aconselhar todos os americanos a comprarem Teslas, enquanto montou uma espécie de stand Tesla no relvado da Casa Branca.
De acordo com dados conhecidos hoje, e divulgados pela Reuters, as vendas da Tesla caíram no primeiro trimestre também em França, na Holanda, na Suécia, na Noruega e na Dinamarca. Em alguns destes mercados, as quedas rondam os 50%, no trimestre e por comparação homóloga.
Estará a chegar ao mercado a nova versão do Tesla Model Y, o grande campeão de vendas da marca, o que poderá explicar em parte estas descidas, com os interessados a preferirem esperar para comprar o modelo atualizado.
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