Exclusivo Franceses vendem lote de 570 casas arrendadas por mais de 100 milhões
Tikehau comprou milhares de habitações à banca há quatro anos. Agora este fundo francês colocou à venda parte delas com um valor de mercado acima dos 100 milhões de euros.
Os franceses da Tikehau colocaram à venda um lote de cerca de 570 casas que se encontram arrendadas e que têm um valor de mercado na ordem dos 117 milhões de euros, de acordo com as informações recolhidas pelo ECO junto de fonte do mercado.
O processo está a ser conduzido pela consultora imobiliária CBRE, que não respondeu às questões colocadas pelo ECO por dever de confidencialidade.
Com esta operação, designada “Project Nest”, a Tikehau procura realizar um importante encaixe financeiro com a alienação de uma parte dos imóveis de habitação que adquiriu aos bancos portugueses há mais de quatro anos.
Em 2021, Novobanco, Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Montepio, BCP e Santander Totta venderam uma carteira de mais de quatro mil casas ao fundo francês (em consórcio com a Albatross), na sua maioria localizadas em Lisboa, Porto e Setúbal, por mais de 300 milhões de euros.
Estes imóveis estavam parqueados em dois fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) — o fundo Solução Arrendamento e o fundo Arrendamento Mais — que haviam sido criados no âmbito de um projeto do Governo de Passos Coelho para a criação de um “mercado social de arrendamento”, em 2015.
Na altura, os bancos transferiram centenas de imóveis para os dois fundos e, em troca, receberam unidades de participação desses fundos. Anos mais tarde, em 2021, venderam estes ativos à Tikehau.
Agora, o fundo francês selecionou um conjunto de 570 habitações (todas arrendadas) num pacote que poderá representar um encaixe de cerca de 100 milhões de euros, praticamente um terço do montante que investiu há quatro anos. O comprador tirará partido do rendimento que o portefólio consegue gerar com as rendas pagas pelos inquilinos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Franceses vendem lote de 570 casas arrendadas por mais de 100 milhões
{{ noCommentsLabel }}