Lucro do Crédito Agrícola cai para 100 milhões de euros com baixa de juros a pressionar
Grupo liderado por Licínio Pina, que está de saída, viu o resultado ser pressionado pela redução das taxas de juro.
O Crédito Agrícola registou lucros de 100 milhões de euros até março, menos 12,6% em relação ao ano anterior, pressionado pela redução das taxas de juro, anunciou a instituição esta sexta-feira.
A margem financeira registou uma quebra de quase 17% para 170,8 milhões de euros com o grupo liderado por Licínio Pina a sentir o impacto da descida das taxas do mercado por força do alívio da política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Os maiores bancos nacionais também observaram uma descida das margens devido ao novo contexto de juros mais baixos do que há um ano, mas conseguiram estabilizar os lucros nos 1,2 mil milhões de euros graças à reversão de provisões e imparidades e dividendos de operações internacionais (caso do BPI).
No caso do Crédito Agrícola, a descida da margem e das comissões fez com que o produto bancário registasse um decréscimo de 12,7% no mesmo período, atingindo os 230,9 milhões de euros.
Quanto ao crédito a clientes, a carteira cresceu 1,7% para quase 13 mil milhões de euros no final de março, atribuindo ao Crédito Agrícola uma quota de mercado de 6%.
Os depósitos de clientes ascendem a perto de 22 mil milhões de euros, praticamente a mesma base que tinha em dezembro do ano passado.
Licínio Pina, que lidera do Crédito Agrícola há 12 anos, prepara-se para deixar o cargo depois de o seu mandato ter terminado no final do ano passado. Sérgio Frade, atual administrador, será o seu substituto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro do Crédito Agrícola cai para 100 milhões de euros com baixa de juros a pressionar
{{ noCommentsLabel }}