Prémio Heróis PME distingue oito empresas que contam “histórias de coragem e ousadia”
Conheça os vencedores do Prémio Heróis PME 2025 e as histórias de superação por detrás de cada empresa.
Da sustentabilidade à exportação, da tecnologia à literacia digital, oito empresas portuguesas foram distinguidas na 7.ª edição do prémio Heróis PME. A nomeação distingue a resiliência, visão estratégica, inovação e contributo económico para o país. Entre os vencedores estão a Destilaria António Cuco, Next Generation Chemistry, Serralharia Cunha, Twintex, EST Empresa de Serviços Técnicos, Aleal Indústria de Mobiliário, Zone Soft e ubbo.
“Há sete anos criamos esta iniciativa, que é mais do que uma iniciativa, é um movimento que tenta homenagear os empresários e as PME portuguesas, não pelos resultados, mas sobretudo por terem histórias que vale a pena reconhecer e divulgar — histórias de visão, de coragem, de resistência e de alguma ousadia, que faz com que, apesar de tudo, valha a pena continuar a investir”, diz o CEO da Yunit Consulting, Bernardo Maciel, em declarações ao ECO.
Em Portugal, existem mais de um milhão de pequenas e médias Empresas (PME) que representam 90% das empresas, dois terços do emprego e mais de metade do valor acrescentado bruto. O líder da da consultora realça que são estas empresas “que garantem muitas vezes empregabilidade fora dos grandes centros urbanos e, portanto, mantêm aqui alguma coesão social e coesão territorial importante e ponto de vista económico liga Portugal às principais cadeias de valor”.
PME são mais frágeis, mas também mais ágeis
Perante um contexto nacional e internacional adverso, marcado essencialmente pela Guerra na Ucrânia e no Médio Oriente e pela guerra comercial , as “PME são sempre mais afetados pela sua dimensão” tendo em conta que “têm um nível de fragilidade maior do que qualquer grande empresa”, diz o CEO da consultora. No entanto, o líder da Yunit Consulting destaca que, por outro lado, “têm mais agilidade para reagir às adversidades”.

Para ganharem músculo é imprescindível desburocratizar e simplificar o acesso ao financiamento. “O tema do financiamento é crítico”, menciona Bernardo Maciel, realçando que “hoje em dia, para ser competitivo, tem que haver investimento e para haver investimento tem que existir capacidade financeira e as empresas portuguesas, pela sua dimensão, não tem essa estrutura de capitais preparada para aceder a financiamentos”.
Hoje em dia, para ser competitivo, tem que haver investimentos e para haver investimento tem que existir capacidade financeira e as empresas portuguesas, pela sua dimensão, não tem essa estrutura de capitais preparada para aceder a financiamentos.
“Quando mais fortes foram as PME, mais o país está preparado para enfrentar novos desafios”, considera o CEO da Yunit Consulting.
“As pequenas e médias empresas não têm até estrutura interna para poder enfrentar os desafios todos com a competência ideal”, diz Maciel, numa altura em que as PME portuguesas têm dificuldade em ganhar dimensão e só 3,4% subiram de escalão em cinco anos.
Conheça os vencedores e as histórias:
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Subcategoria Microempresa: Destilaria António Cuco
Numa altura em que não existiam destilarias de gin em Portugal, António Cuco, que na altura estava desempregado, decidiu transformar a incerteza em oportunidade, e juntamente com a mulher começou a produzir gin através de um alambique improvisado. E assim nasceu em 2014, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, a Destilaria António Cuco, casa do Sharish Gin, que já está presente em mais de 30 países, dos EUA a Hong Kong. Com nove colaboradores, a destilaria faturou 1,25 milhões de euros.

“A distinção da empresa, na categoria microempresa, vem reconhecer a resiliência e a trajetória de coragem e inovação que tem vindo a percorrer, reforçando a sua visibilidade e notoriedade junto dos distribuidores, retalhistas e mercados externos, acelerando a ambição de levar o sabor de Reguengos de Monsaraz ainda mais longe”, assegura a Yunit Consulting, em comunicado.
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Subcategoria Pequenas Empresas: Next Generation Chemistry
Fundada em 2018 no Porto, por Ricardo Costa, a Next Generation Chemistry (NGC) nasceu com o objetivo de fornecer produtos químicos para a indústria têxtil. Na pandemia reinventou-se e lançou uma máscara com um composto ativo capaz de eliminar o SARS-CoV-2, dando-se o ponto de viragem da sua atividade. Em 2023 deram mais um passo ao investir em biologia sintética, desenvolvendo produtos com base em microrganismos. O culminar desta nova visão deu origem ao lançamento do primeiro Bio detergente da empresa portuense que emprega 18 pessoas e fatura 3,9 milhões de euros.
“Este reconhecimento legitima a estratégia de transição ecológica da NGC, garantindo-lhe visibilidade e distinção num mercado competitivo”, refere a consultora Yunit Consulting.
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Subcategoria Média Empresa: Serralharia Cunha
Fundada em 1988, em Braga, a Serralharia Cunha especializou-se na produção e instalação de caixilharia de alumínio e estruturas metálicas ligeiras e pesadas. Contudo, o período de 2010 a 2013 colocou a empresa à prova. Perante uma situação delicada, com incobráveis na ordem dos cinco milhões de euros que ameaçaram a continuidade do negócio, o fundador, António Martins, hipotecou todos os seus bens pessoais e a abriu, sem qualquer experiência nos mercados internacionais, os primeiros canais de exportação para a Bélgica e para a Argélia.
Esta estratégia, conduzida em conjunto com os seus filhos, Luís e Lúcia, devolveu-lhes solidez financeira e lançou as bases para um novo ciclo de crescimento internacional. Este ciclo ganha expressão com a assinatura de uma parceria estratégica com a multinacional norte americana Dextal que investiu dez milhões de euros numa nova unidade industrial, dedicada à produção de fachadas modulares para a construção.
“A distinção na categoria de Média Empresa dos Prémios Heróis PME 2025 veio reconhecer a sua resiliência, a sua visão estratégica e a forma como tem vindo a projetar a sua marca enquanto parceira de referência no mercado internacional, que exige eficácia produtiva, inovação tecnológica e compromisso ambiental em toda a cadeia de valor da construção”, nota a Yunit Consulting.
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Categoria Fator S (Sustentabilidade): Twintex
Fundada em 1979, por António Mineiro, a Twintex nasceu da visão e determinação de um homem que, aos 34 anos e com uma sólida experiência profissional, se lançou no desafio de criar uma empresa dedicada à arte de fabricar vestuário infantil para o mercado nacional. Hoje, a Twintex é liderada pela segunda geração da família, Bruno e Mico Mineiro e especializou-se no desenvolvimento de vestuário de senhora e homem, tornando-se o “parceiro invisível” por detrás de muitas das grandes marcas de moda internacional. Emprega mais de 400 colaboradores diretos e trabalha diariamente com uma rede de mais de 2.000 profissionais, através dos seus 19 satélites de produção.

“O Prémio Factor S destaca a Twintex como parceira sustentável estratégica, para marcas internacionais de referência, reforçando o seu posicionamento nos segmentos de moda e facilitando o acesso a novos mercados, onde a pegada ecológica é decisiva para a compra”, diz a consultora liderada por Bernardo Maciel.
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Prémio Internacionalização: EST Empresa de Serviços Técnicos e Aleal Indústria de Mobiliário
Fundada em 1975, em Paredes, por Zeferino Leal, a Aleal nasceu da tradição e da mestria artesanal em madeira que, concentrada no mercado nacional. A aposta na internacionalização teve início há quase três décadas, em Angola e na Rússia. Atualmente, a empresa exporta 100% da sua produção para mais de 30 países, da Europa à Ásia e das Américas ao Médio Oriente. Hoje, a Aleal, que conta com a presença da segunda geração da família, representada pelas suas filhas, Daniela e Sandra Leal, já conquistou clientes de renome mundial como David Beckham e Sebastian Vettel.
“A distinção na categoria Internacionalização dos Prémios Heróis PME 2025 veio reconhecer a consolidação da rede comercial externa da Aleal e está totalmente em sintonia com a sua estratégia de expansão para novos destinos e segmentos de mercado, entre os quais o Médio Oriente e a Venezuela”, menciona a Yunit Consulting.
Fundada há 35 anos, a EST Empresa de Serviços Técnicos nasceu num momento de grande desafio pessoal de um dos seus sócios fundadores que, encontrando-se desempregado e a aguardar o nascimento da primeira filha, decidiu lançar-se por conta própria na área da eletricidade industrial. Porém, em 2001, o sócio fundador adquiriu a totalidade da empresa, assumindo a liderança. Durante alguns anos, a empresa concentrou-se no mercado nacional, mas a ambição de crescer levou-a a procurar novos horizontes.
O primeiro grande passo na sua internacionalização surge em Angola, há duas décadas, seguindo-se depois projetos pontuais no Uruguai. A entrada na Europa, iniciada na última década teve início nos países nórdicos e expandiu-se, rapidamente, a outros mercados europeus, como a Suécia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Irlanda, França, Itália, entre outros. Atualmente, a EST conta com um volume de negócios de 31 milhões de euros, mais de 3.000 projetos realizados e emprega mais de 250 colaboradores.
“A distinção na categoria Internacionalização vem reconhecer à EST uma progressão que, não só com resiliência e capacidade de adaptação, mas também com visão estratégica, lhe permitiu ultrapassar desafios e crescer de forma sustentável”, refere a consultora.
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Prémio Transformação Digital: Zone Soft
Fundada em 2005, a Zone Soft é uma empresa portuguesa com 20 anos de percurso no desenvolvimento de software empresarial. No entanto, num setor em constante transformação, a Zone Soft percebeu que necessitava de dar um passo decisivo na sua jornada de transformação digital, lançando o BIIP, uma web app que permite aos utilizadores realizar pedidos, pagar, dividir contas e obter faturas, tudo através do seu smartphone e sem necessidade de instalar aplicações, com integração total com o software de faturação no ponto de venda.
“O Prémio Heróis PME 2025 em Transformação Digital veio destacar a resiliência e a capacidade de inovação antecipada da Zone Soft, o que lhe permitiu reinventar-se com coragem, transformando o seu modelo de negócio para reforçar a sua liderança e notoriedade enquanto parceira de inovação para milhares de empresas portuguesas”, assegura a consultora.
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Prémio Startup Revelação: ubbu
A ubbu nasceu em 2020, com a missão de democratizar o acesso à literacia digital e à educação em ciências da computação para todas as crianças. Numa altura em que o sistema educativo tradicional não está preparado para os desafios da revolução digital, a ubbu surge como uma resposta tecnológica ao risco de exclusão digital das novas gerações. Com sede em Portugal, na cidade de Lisboa, e com uma equipa de 16 colaboradores, esta plataforma digital, educativa e ‘gamificada’, combinando jogos, vídeos, quizes e projetos práticos, já impactou, ao dia de hoje, mais de 360.000 alunos e 3.660 professores em 830 escolas, com presença em mais de 20 países, destacando-se Portugal e Brasil.
“O prémio Startup Revelação vem destacar o contributo da ubbu no desenvolvimento e na promoção da literacia digital no sistema educativo nacional, promovendo a igualdade de oportunidades desde os primeiros anos. Este prémio reforça a notoriedade da empresa, numa fase em que, nos próximos 3 a 5 anos, pretende reforçar o investimento em ferramentas de inteligência artificial para programas de aprendizagem personalizados e de monitorização, em tempo real, do progresso dos alunos”, destaca a Yunit Consulting.
Desde 2017, o prémio Heróis PME, iniciativa levada a cabo pela YunitConsulting, já recebeu mais de 600 candidaturas e distinguiu cerca de 70 empresas, que em conjunto, geram mais de 500 milhões de euros de volume de negócios e empregam 5.400 colaboradores no país.
Este ano, o prémio registou um recorde absoluto de participação, com um total de 135 candidaturas recebidas, o que representa um aumento de 52% face a 2024, provenientes de 86 empresas diferentes – mais 56% do que no ano anterior. A categoria “Start-up Revelação” foi a que mais cresceu, com um aumento de 250% no número de candidaturas.
“Este grande crescimento demonstra que as PME portuguesas continuam a acreditar no seu valor e na importância de darem a conhecer as suas histórias de resiliência e superação”, conclui o líder da Yunit Consulting.
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