5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 8 Julho 2025

No dia em que se discute grupo de trabalho sobre apagão, UE decide cláusula de escape para defesa. Portugal assina EEA Grants, CFP revela contas das autarquias e INE divulga dados da indústria.

A Comissão de Energia discute a criação de um grupo de trabalho para investigar o apagão, no mesmo dia em que os ministros da Economia e Finanças da UE vão decidir se aprovam o uso da cláusula de escape, permitindo mais despesa com a defesa. Portugal assina memorando dos EEA Grants, a CFP divulga contas das autarquias e o INE, dados da indústria.

Parlamento vota criação de grupo de trabalho sobre apagão

A Comissão do Ambiente e Energia vai debater e votar o requerimento apresentado pelo Partido Socialista para a criação de um grupo de trabalho para discutir os eventos relativos ao apagão ocorrido a 28 de abril deste ano. O apagão que afetou Portugal e Espanha foi um dos maiores apagões na Europa nas últimas décadas.

CFP divulga contas das autarquias

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) prepara-se para divulgar dados sobre a evolução orçamental da administração local em 2024. Em 2023, a administração local apresentou um excedente orçamental de apenas 24 milhões de euros, uma queda de 93% face aos 353 milhões registados em 2022.

Ecofin decide se ativa cláusula de escape para reforço da defesa

O Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros da União Europeia (Ecofin) deverá aprovar a ativação da cláusula de escape ao abrigo do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) para os Estados-Membros que a solicitem, como é o caso de Portugal, com o objetivo de facilitar a transição para um aumento da despesa com a defesa a nível nacional, assegurando, ao mesmo tempo, a sustentabilidade da dívida.

Portugal assina memorando para receber 126 milhões dos EEA Grants

Está marcada para esta terça-feira a assinatura do memorando de entendimento do novo ciclo financeiro dos EEA Grants – o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Portugal vai receber 126 milhões de euros até 2028, verba destinada a programas nas áreas da Economia Azul, Ambiente, Cultura, Combate à Violência Doméstica e de Género, bem como ao reforço da Sociedade Civil.

Como evoluiu o setor industrial em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria relativo a maio. Em abril, o volume de negócios na indústria registou uma queda de 3,4% em termos homólogos. Excluindo o setor da energia, o volume de negócios cresceu 0,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião