Operadora da Altice em França pode vir a ser ‘desmantelada’

Concorrentes Orange, Bouygues e Free (detida pelo grupo Iliad) estão a discutir a compra dos ativos da SFR. Drahi acredita que a venda em separado maximiza o valor e alivia receios de concorrência.

As operadoras de telecomunicações francesas Orange, Bouygues e Free encontram-se a estudar a possibilidade de ‘desmantelar’ a operadora SFR, num processo de carve-up que levaria a que os ativos da empresa detida pela Altice France fossem divididos pelas empresas concorrentes, noticia esta segunda-feira o Financial Times.

Segundo o jornal britânico, o multimilionário Patrick Drahi, dono da Altice, acredita agora que a venda separada dos ativos da SFR pode ser a melhor opção para a empresa, quer do ponto de vista de maximização do valor, quer do ponto de vista de alívio dos receios de concorrência que uma fusão entre a SFR e outra grande operadora suscitaria às autoridades.

A Orange, a Bouygues e a Free, esta última detida pelo grupo Iliad, têm estado a discutir diferentes cenários, incluindo que ativos da SFR cada uma estaria disponível para comprar. Nomes como Blackstone, KKR e Ardian estão entre os grupos que já foram envolvidos em negociações preliminares para financiamento de algumas dessas transações, refere a publicação.

A SFR, principal ativo da Altice France — um dos três ramos do conglomerado Altice, em conjunto com a Altice International e a Altice USA — pode valer 21 mil milhões de euros no seu conjunto, de acordo com analistas da New Street Research, citados pelo FT.

Um desfecho como aquele que está a ser discutido resultaria numa importante consolidação no setor telco em França, que ficaria reduzido de quatro a três operadoras.

Atualmente, a Altice France está em reestruturação, pelo que um eventual negócio só deverá acontecer depois desse processo, cuja conclusão está prevista para outubro. Estes processos acontecem numa altura em que Drahi continua a reformular o grupo perante a montanha de dívida que foi acumulando ao longo dos anos.

Importa recordar que em fevereiro a Altice France chegou a um acordo com os credores para reduzir a sua dívida de 24 mil milhões para 15,5 mil milhões de euros.

Contactada pelo jornal, a Altice France respondeu que está “focada em implementar o acordo de dívida, a considerar a venda de ativos não-core, a continuar a relançar as operações comerciais da SFR e a melhorar a qualidade do serviço”. As restantes empresas não quiseram comentar as discussões em curso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Operadora da Altice em França pode vir a ser ‘desmantelada’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião