Situação de alerta prolongada até terça-feira devido ao risco agravado de incêndio
A situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prorrogada até às 24h00 de terça-feira, anunciou ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.
A situação de alerta devido ao risco agravado de incêndio foi prorrogada até às 24:00 de terça-feira, anunciou hoje a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, numa declaração na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A situação de alerta, que teve início no dia 2 de agosto, tinha já sido renovada até às 24h00 deste domingo, vigorando agora por mais 48 horas.
A ministra justificou a decisão do Governo referindo que, apesar das condições meteorológicas mais favoráveis registadas durante o período noturno, “ainda persistem dificuldades e condições muito desfavoráveis”. “O agravamento dos ventos e as dificuldades operacionais causadas pelo fumo que envolve vários territórios e que impedem a atuação eficaz dos meios aéreos são algumas dessas condições desfavoráveis“, disse.
Com a prorrogação do alerta, reforçou, mantêm-se todas as proibições já fixadas em declarações anteriores, inclusive a “realização de queimadas e queimas e o recurso a fogos de artifício e outros artefactos pirotécnicos”.
Maria Lúcia Amaral anunciou também que Marrocos disponibilizou até quarta-feira os dois aviões Canadair enviados a Portugal no dia 10, agradecendo o gesto do “país amigo e vizinho”.
Após a intervenção da ministra, o comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, indicou no habitual ponto de situação dos incêndios rurais em Portugal continental que até às 17h00 de hoje foram registadas 55 ocorrências, das quais 22 tiveram início no período noturno, ou seja, entre as 00h00 e as 08h00.
“As ocorrências que mais nos preocupam neste momento são Trancoso (serra da Estrela), Vila Boa (Sátão), Piódão(Arganil), Candal (Sabugal), Pêra do Moço (Guarda), Poiares (Freixo de Espada à Cinta), Aldeia de Santo António (Sabugal), Sortelha (Sabugal), Vilarinho (Tarouca) e Mirandela (Trás-os-Montes)“, informou o comandante.
Mário Silvestre sublinhou que se mantêm em fase de resolução, conclusão e vigilância “38 ocorrências que envolvem 1.002 operacionais e 309 veículos com 11 meios aéreos”.
Em relação a possíveis falhas no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), o comandante indicou que desde que foram reportadas as falhas não se registaram mais constrangimentos.
Os dois aviões Fire Boss provenientes da Suécia devem chegar na segunda-feira e começar a operar na terça-feira, depois de um atraso devido a constrangimentos na entrega, que estava programada para hoje.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Situação de alerta prolongada até terça-feira devido ao risco agravado de incêndio
{{ noCommentsLabel }}