Exclusivo Consórcio do PRR liderado pela Unbabel já concluiu dois dos 21 produtos previstos
Dados do IAPMEI sobre o Center for Responsible AI mostram dois produtos concluídos de 21 prometidos. Não se registam "desvios face ao previsto" e a execução é tida como "adequada" para esta fase.
Dois dos 21 produtos de inteligência artificial (IA) que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Center for Responsible AI estão dados como concluídos e não existem “desvios face ao previsto”. A informação foi avançada ao ECO esta terça-feira por fonte oficial do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que coordena as Agendas Mobilizadoras do PRR e que terá de aprovar a alteração na liderança do consórcio, numa altura em que falta menos de um ano para o fim do projeto.
O Center for Responsible AI é um consórcio de empresas e entidades do setor académico que, sob coordenação da Unbabel, viu ser-lhe atribuído um apoio total de 51,27 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 2022, a fundo perdido, para desenvolver “produtos de IA de nova geração”.
Como noticiou o ECO esta terça-feira, com base no portal Mais Transparência, já foram pagos 37,75 milhões de euros em fundos europeus aos membros do consórcio, dos quais 14,13 milhões à Unbabel, 6,57 milhões à Sword Health e 2,38 milhões à Priberam, os três maiores beneficiários dos fundos desta Agenda.
O ECO solicitou ao IPAMEI, através do Ministério da Economia e da Coesão Territorial, um balanço do trabalho realizado pelo consórcio, depois de, na passada sexta-feira, ter sido anunciada a compra da Unbabel pela norte-americana TransPerfect — negócio que vai levar a startup portuguesa a entregar a liderança do consórcio a outro parceiro. A formalização do novo coordenador do Center for Responsible AI acontecerá no início da próxima semana, revelou entretanto Paulo Dimas, CEO da entidade que dá corpo ao consórcio, em declarações ao ECO.
Não se registam desvios face ao previsto. A taxa de execução financeira da Agenda situava-se em 66%, valor considerado adequado para a fase em que o projeto se encontra. Até ao momento, encontram-se igualmente concluídos dois PPS (Produtos, Processos ou Serviços).
Execução de 66% com dois produtos concluídos
O IPAMEI avança que, “relativamente à execução da Agenda em questão, de acordo com o relatório de execução física e financeira referente ao 2.º trimestre de 2025, não se registam desvios face ao previsto”. “A taxa de execução financeira da Agenda situava-se em 66%, valor considerado adequado para a fase em que o projeto se encontra”, acrescenta a mesma fonte oficial. Quanto aos 21 produtos previstos — cuja nomenclatura oficial é PPS – Produtos, Processos ou Serviços –, até ao momento estão concluídos dois, revela o IPAMEI.
No que toca à alteração do líder do consórcio, confirmada pelo CEO da Unbabel e pelo CEO do Centro, o IPAMEI afirma que é legalmente possível acontecer, mas o próprio instituto terá a palavra final: “Até ao momento, não foi submetido qualquer pedido de alteração de liderança do consórcio para apreciação do IAPMEI. No âmbito das Agendas Mobilizadoras, são possíveis alterações na composição e liderança dos consórcios, desde que a alteração contratual seja devidamente fundamentada, mereça o acordo dos consorciados e venha a obter a aprovação pelo IAPMEI.”

Do lado do Centro, a alteração é vista com normalidade: “Dentro do ciclo de vida do consórcio, é natural que cada um dos consorciados tenha a sua autonomia estratégica e de negócio para tomar as decisões que achar melhor. Neste caso, foi uma oportunidade que surgiu para a Unbabel, que cumpriu o seu papel inteiramente, e sem a Unbabel não teríamos o consórcio”, afirmou ao ECO Paulo Dimas, CEO do Centro, em declarações publicadas esta terça-feira.
De acordo com o site do Center for Responsible AI, a Unbabel tinha a seu cargo três produtos, sendo um deles o Halo, uma tecnologia de IA para doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e que, segundo o responsável, já se tornou numa startup independente.
Sobre o trabalho realizado, Paulo Dimas declarou: “Estamos com uma muito boa taxa de execução. Está claramente na proximidade dos 80% de execução e, portanto, dentro das Agendas Mobilizadoras, é até uma referência neste aspeto.”
Entretanto, o Center for Responsible AI também se tornou, ele próprio, numa entidade autónoma, estando registada como organização não-governamental (ONG) desde maio deste ano. A intenção dos promotores é dar continuidade ao projeto para lá do consórcio das Agendas Mobilizadoras, cujo trabalho, explicou Paulo Dimas, tem de estar concluído até junho de 2026.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Consórcio do PRR liderado pela Unbabel já concluiu dois dos 21 produtos previstos
{{ noCommentsLabel }}