EUA emitem licença para diamantes russos contornando as sanções internacionais
Até 1 de setembro de 2026 é autorizada a transação de algumas categorias de diamantes russos para os EUA, ainda que com várias condições.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu esta quarta-feira uma licença que autoriza a transação de algumas categorias de diamantes russos para o país até 1 de setembro de 2026.
O Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) indicou que é permitida a importação de diamantes não industriais de origem russa com peso igual ou superior a um quilate, desde que se encontrem fora da Rússia e não tenham sido exportados ou reexportados a partir do território russo desde março de 2024.
Além disso, o diretor do OFAC, Bradley Smith, indicou que a licença permite a importação de diamantes não industriais com peso igual ou superior a 0,5 quilates, desde que se encontrem fora da Rússia e não tenham sido exportados ou reexportados de lá desde setembro do ano passado.
“Esta licença geral não autoriza nenhuma transação proibida pelos regulamentos de sanções sobre atividades estrangeiras prejudiciais da Rússia, (…) incluindo aquelas que envolvem qualquer pessoa bloqueada, a menos que sejam autorizadas separadamente”, esclareceu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EUA emitem licença para diamantes russos contornando as sanções internacionais
{{ noCommentsLabel }}