5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que Ursula von der Leyen discursa sobre o estado da União Europeia, o INE mostra como evoluiu a inflação em agosto e o Governo regressa à Concertação para negociar lei laboral.
Esta quarta-feira a Presidente da Comissão Europeia faz no Parlamento Europeu o discurso anual sobre o estado da União Europeia, enquanto o Instituto Nacional de Estatística divulga o Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente ao mês de agosto. Já a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) volta ao mercado para um leilão de Bilhetes do Tesouro e o Governo regressa à Concertação Social para retomar a discussão em torno da reforma da lei do trabalho.
Ursula von der Leyen fala sobre o estado da União Europeia
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dirige-se ao Parlamento Europeu no primeiro discurso do presente mandato sobre o Estado da União, fazendo uma análise ao último ano, avaliando os desafios atuais e as expectativas dos europeus sobre a Europa e definindo objetivos para o futuro. O discurso sobre o Estado da União é um discurso anual, feito perante o Parlamento Europeu, onde são definidas as prioridades para a UE. Ao discurso segue-se um debate com os deputados do Parlamento Europeu.
INE mostra como evoluiu a inflação em agosto
Esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o Índice de Preços no Consumidor (IPC) referente ao mês de agosto, indicador usado para observar tendências de inflação. A inflação homóloga acelerou pelo quarto mês consecutivo, fixando-se em 2,6% em julho, correspondendo a mais 0,2 pontos do que no mês anterior, tendo os maiores aumentos no Índice de Preços no Consumidor (IPC) ocorrido nos preços dos restaurantes e hotéis e nos alimentos.
IGCP volta ao mercado
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) volta ao mercado esta quarta-feira para um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) pelas 10h30, com um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros e maturidade em 15 de junho de 2035 (cerca de dez anos) e 11 de abril de 2042 (cerca de 17 anos).
Governo regressa à Concertação para negociar lei laboral
O Governo regressa esta quarta-feira à Concertação Social, depois da pausa do verão, para retomar a discussão em torno da reforma da lei do trabalho. Da parte dos sindicatos, ecoam críticas fortes, com a CGTP a defender que o Governo deveria mesmo retirar o anteprojeto, e a UGT a dar um “rotundo não” às propostas já conhecidas. Já os empregadores propõem ajustes, nomeadamente no teletrabalho e nos despedimentos. E em pano de fundo, o PS apela a um “grande sobressalto cívico”, enquanto o Chega pede a criação de uma delegação conjunta.
Como evoluiu o setor da aviação?
O Eurostat vai divulgar os dados sobre os voos comerciais na União Europeia (UE) referentes a agosto deste ano. No ano passado foram registados 6,7 milhões de voos comerciais na UE, mais 5,8% em comparação com 2023 (6,3 milhões). Apesar deste aumento, o número de voos manteve-se abaixo dos níveis pré-pandémicos em 2019 (sete milhões).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}