Europa já tem fundo de crédito privado para financiar PME no setor da Defesa

Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento concederam à luxemburguesa Sienna Hephaistos Private Investments 30 milhões para ajudar PME a expandir a produção.

Foi criado o primeiro fundo de crédito privado na Europa para financiar exclusivamente PME e empresas de média capitalização no setor da defesa.

Para colmatar o défice de financiamento existente, a Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) concederam esta quarta-feira à luxemburguesa Sienna Hephaistos Private Investments 30 milhões de euros ao abrigo do Mecanismo de Capital Próprio para a Defesa (DEF) do InvestEU para criar um fundo que agora disponibilizará às empresas soluções de dívida personalizadas.

O objetivo é que as empresas possam expandir a produção, criar inventários e apoiar a consolidação da indústria, num momento de instabilidade geopolítica e de guerra na Ucrânia que tem aumentado as necessidades europeias em matéria de segurança e defesa. Como muitas das empresas que fornecem componentes e tecnologias essenciais são PME, em muitos casos empresas familiares, são confrontadas com um acesso limitado ao financiamento bancário. E perante a necessidade de expandir a sua produção foi criado este fundo, que visa ultrapassar as vulnerabilidades da cadeia de abastecimento que existem na Europa.

“Ao atenuar os estrangulamentos na cadeia de abastecimento, o fundo contribui diretamente para aumentar a produção de defesa europeia e reforçar a autonomia estratégica da Europa”, explica o comunicado da Comissão Europeia.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI), que faz parte do Grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI), é o investidor principal através do Fundo Europeu de Defesa, que tem por objetivo reforçar a base tecnológica e industrial de defesa europeia através do apoio à I&D.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa já tem fundo de crédito privado para financiar PME no setor da Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião