Falha na comunicação de F-35 israelitas nas Lajes “não tem nada a ver com a Defesa”, diz Nuno Melo

Nuno Melo afirma que “erro processual” nas Lajes "não tem nada a ver com a Defesa" e rejeita pronunciar-se sobre o assunto.

Nuno Melo afirmou esta sexta-feira que a Defesa não “não tem nada a ver” com os F-35 que fizeram uma escala nas Lajes a caminho de Israel. “Volto a insistir, tal qual é público neste momento, terá havido uma questão processual que está identificada e não teve nenhuma origem na Defesa nacional”, disse o ministro da Defesa, Nuno Melo, destacando ainda que “não dá opinião ou esclarecimentos sobre temas relacionados com outras áreas de tutela”.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afastaram esta sexta-feira qualquer responsabilidade do Ministério da Defesa, liderado por Nuno Melo, avança o Público. Segundo um novo comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), “a falha de procedimento em causa diz unicamente respeito ao MNE. Trata-se exclusivamente de uma falha interna de comunicação no âmbito do MNE”.

Por fim, Nuno Melo destaca que o “primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros já disseram tudo o que havia a dizer sobre esse assunto” e que ambos “já esclareceram que a questão processual que foi identificado não teve origem na defesa nacional”.

“Lamento que tenha havido um erro processual no início, quando a questão foi suscitada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que está neste momento identificado, e não há mais nada a dizer sobre isso, porque tudo o resto foi uma tramitação perfeitamente normal”, disse Montenegro citado pela Lusa, à margem de uma iniciativa autárquica na Nazaré.

PS, PCP e Livre já anunciaram que vão chamar ao parlamento o chefe da diplomacia, Paulo Rangel, e também o ministro da Defesa, Nuno Melo, cuja demissão foi pedida pelo Bloco de Esquerda e recusada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O primeiro-ministro disse não entender “as reações tão radicalizadas” por parte da oposição, com alguns partidos a pedirem a demissão do ministro da Defesa, e atribuiu estas posições ao momento de campanha autárquica.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falha na comunicação de F-35 israelitas nas Lajes “não tem nada a ver com a Defesa”, diz Nuno Melo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião