Exportações de bens caem pelo segundo trimestre consecutivo
Depois de, entre abril e junho, terem recuado pela primeira vez num ano, as exportações continuaram em terreno negativo no terceiro trimestre, embora ligeiramente melhor do que no anterior.
As exportações de bens caíram 0,1% entre julho e setembro, o segundo trimestre consecutivo marcado por um recuo nas vendas ao estrangeiro, embora se observe uma ligeira melhoria após a queda de 1,2% nos três meses anteriores, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o gabinete estatístico, se excluídas as transações TTE (transações com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem transferência de propriedade), a variação das exportações no terceiro trimestre foi nula, quando no trimestre anterior foi de -1,6%.
Já as importações de bens aumentaram pelo sexto trimestre consecutivo, com uma variação homóloga e em termos nominais de 5,2%. Contudo, as compras a países terceiros mantiveram uma trajetória de abrandamento face ao período de abril a junho, em que se verificou um crescimento de 6,5%.
Excluídas as transações TTE, o acréscimo nas importações foi menos expressivo, de 3%, o que evidencia uma aceleração do seu acrescimento, visto que no segundo trimestre a variação tinha sido de +2,1%.

Durante o debate da proposta do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), esta terça-feira, o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, afirmou não ser “caso para alarme” a pequena queda das exportações no segundo trimestre, garantindo que não há um problema “estrutural” nas trocas comerciais.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Exportações de bens caem pelo segundo trimestre consecutivo
{{ noCommentsLabel }}