Novos cheques para elétricos avançam até março com 20 milhões de dotação
A resolução que enquadra o novo concurso está "na lista" de espera para ir a Conselho de Ministros, pelo que a tutela espera que o concurso possa ser lançado durante o primeiro trimestre.
Uma nova edição do concurso para a compra de veículos de baixas emissões terá lugar ainda no primeiro trimestre deste ano, garante o ministério do Ambiente.
“Muito rapidamente teremos um novo concurso“, indica a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, em declarações ao ECO/Capital Verde. A resolução relativa a este assunto está “na lista” de espera para ir a Conselho de Ministros, pelo que a tutela espera que o concurso possa ser lançado até março.
As regras do concurso deverão manter-se as mesmas — por exemplo, no que diz respeito à atribuição de “cheques” para carros elétricos, continua a exigir-se o abate de um automóvel a combustão com mais de 10 anos. A dotação do aviso será de 20 milhões de euros, confirma Maria da Graça Carvalho.
O último concurso, aberto a 29 de dezembro, esgotou as verbas para parte das tipologias em apenas algumas horas. No dia seguinte, a ministra da tutela confirmou à Renascença que o Governo previa lançar um novo programa de apoio à compra de carros elétricos no ano de 2026, e que contava ter a autorização para tal já em janeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novos cheques para elétricos avançam até março com 20 milhões de dotação
{{ noCommentsLabel }}