Portugal quase não tem circularidadepremium

Portugal usa uma percentagem muito baixa — inferior a 3% — de materiais não virgens. Conheça o estado da circularidade no país e também o potencial que tem pela frente.

Ainda antes de chegar a meio do ano, logo a 5 de maio, Portugal passou uma linha vermelha: à escala nacional, já tinha consumido todos os recursos que o planeta teria capacidade de regenerarnaturalmente neste ano. Em Portugal, apenas 2,8% dos materiais usados vêm de fontes secundárias, pelo que quase a totalidade dos recursos são usados uma só vez. Este dado, de 2023, é pior, em 0,5 pontos percentuais, do que o registo de 2022. O país está, assim, numa “fase inicial” no que diz respeito à circularidade, considera Luísa Magalhães, diretora executiva da Smart Waste em Portugal. Para o diretor técnico da Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos, Nuno Aguiar, já foram dados “passos importantes” no país, já que o conceito de economia circular está hoje integrado nas políticas

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.