Governo vai lançar “em breve” vouchers para compra de painéis solares

À semelhança do programa E-Lar, que permitia substituir equipamentos elétricos por equipamentos a gás com a atribuição de vouchers, o Governo quer lançar apoios à compra de painéis solares.

A ministra do ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou o lançamento de um novo apoio para a compra de painéis fotovoltaicos. Uma nova iniciativa, que será lançada “em breve”, é “um apoio à aquisição de equipamentos para a mini-geração fotovoltaica”, anunciou a ministra, na intervenção inicial perante os deputados, numa audição regimental que decorre durante a tarde desta terça-feira.

Será um programa com características semelhantes ao E-Lar, com emissão de vouchers, mas neste caso destinados à aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis pelas famílias“, explicou.

De acordo com o ministério, os equipamentos de mini geração fotovoltaica são painéis solares — e os restantes equipamentos necessários — para autoconsumo. Dado o tamanho reduzido, servem apenas para efeitos de consumo e não para venda do excesso à rede. O objetivo é ajudar a baixar a fatura da eletricidade.

O E-Lar foi um programa de apoio que atribuiu um valor, na forma de voucher, às famílias que quisessem comprar equipamentos elétricos para substituir equipamentos a gás com funções equivalentes. Assim, os beneficiários não pagaram do seu bolso, nem receberam o montante na conta.

Depois de aprovada a candidatura, receberam automaticamente um voucher digital. Foi com este ‘vale’ que se dirigiram a um dos fornecedores selecionados pelo Governo, para a compra. O pagamento do mesmo é feito pela Agência para o Clima diretamente ao fornecedor.

Em paralelo, a ministra indicou que o Governo já autorizou o Fundo Ambiental, na última reunião do Conselho de Ministros, a abrir um novo concurso para veículos elétricos ligeiros, com uma dotação de 20 milhões de euros, depois de o último concurso neste âmbito, com uma dotação de 17,6 milhões de euros, ter esgotado a verba dirigida a automóveis ligeiros em cerca de seis horas.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai lançar “em breve” vouchers para compra de painéis solares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião