Macron responde a Trump: “Make our planet great again”

A melhor resposta da noite ao anúncio de Trump veio precisamente de Paris e de Emmanuel Macron. Num vídeo de três minutos, o presidente francês deixa um apelo: “Make our planet great again”.

É uma das notícias que marcou o dia. Numa conferência de imprensa na Casa Branca esta quinta-feira à noite, o Presidente Donald Trump confirmou que decidiu que os EUA não vão participar mais no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

“Não queremos que outros países do mundo se voltem a rir de nós”, disse Trump, referindo-se ao acordo que considera “injusto para os Estados Unidos e para quem paga impostos no país”.

Vários líderes mundiais já reagiram ao anúncio de Trump, inclusive a França que emitiu um comunicado oficial juntamente com a Itália e a Alemanha. Mas a resposta mais forte da noite veio via Twitter, a rede social preferida do presidente norte-americano.

Num vídeo com a duração de três minutos colocado na sua página no Twitter, Macron começa por dizer que as alterações climáticas “já estão a mudar o nosso dia-a-dia” e que “todas as pessoas vão ser afetadas”. “Se não fizermos nada, as nossas crianças vão conhecer um mundo de migrações, de guerras e de escassez. Um mundo perigoso”.

O vídeo, em que Emmanuel Macron aparece a falar inglês, termina com o recém-eleito presidente francês a dizer que “todos nós partilhamos a mesma responsabilidade. Tornar o nosso planeta grande outra vez”.

O “Make our planet great again” é uma alusão ao slogan da campanha que levou Trump à presidência dos EUA, em que prometia “Make America Great Again”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron responde a Trump: “Make our planet great again”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião