MP investiga antiga PT por gestão danosa
Todas as decisões do acionistas e gestores desde meados da década passada até à decisão de vender a PT à Altice está sob escrutínio da justiça.
O Ministério Público está a investigar os gestores e as decisões relativas à antiga administração da Portugal Telecom (PT) por suspeitas de gestão danosa. Em causa estará sobretudo o investimento de cerca de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, o braço não financeiro do Grupo Espírito Santo, e ainda o processo de fusão com a operadora brasileira Oi.
A notícia foi avançada e confirmada pelo jornal Público (acesso condicionado) junto da Procuradoria-Geral da República (PGR), apontando para que todas as decisões do acionistas e gestores desde meados da década passada até à decisão de vender a PT à Altice está sob escrutínio da justiça.
De fora do inquérito fica a venda da PT à francesa Altice, que se efetivou em junho de 2015. “Não é objeto de investigação neste momento”, afirmou a fonte oficial da PGR.
O Público relata a história da investigação sobre “a maior destruição de valor de que há memória na história empresarial portuguesa”, incluindo as relações de poder com os antigos acionistas da PT — entre os quais Ricardo Salgado (antigo presidente executivo do BES) e a Ongoing — com o mundo político e de que forma as investigações judiciais no Brasil ajudaram a revelar pistas sobre o caso.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
MP investiga antiga PT por gestão danosa
{{ noCommentsLabel }}