Meo, Nos e Vodafone namoram 5G com três eventos no mesmo dia… e à mesma hora

As três principais operadoras portuguesas agendaram eventos para esta quarta-feira de manhã, direta ou indiretamente relacionados com o 5G. E um dia depois de a Anacom dar um passo neste dossiê.

Meo, Nos e Vodafone querem que saiba que estão empenhadas em disponibilizar o 5G aos consumidores portugueses. Há três eventos no mesmo dia… à mesma hora.Pixabay

As três maiores operadoras portuguesas querem mostrar que estão a dar tudo no campo do 5G. E tanto a Meo como a Nos e a Vodafone promovem eventos nas suas sedes em Lisboa esta quarta-feira de manhã.

Enquanto a Meo e a Nos vão demonstrar o potencial e as aplicações da quinta geração de rede móvel, a Vodafone (que já tinha feito esta primeira abordagem num evento no mês passado), dá o passo em frente e apresenta uma nova gama de dispositivos conectados para o segmento de consumo. A somar a isto, as apresentações das três empresas acontecem um dia depois de a Anacom anunciar o roteiro para a libertação da faixa do espetro eletromagnético onde vai funcionar a próxima geração da rede. Coincidência?

Às 10h30, a Vodafone Portugal vai apresentar uma “nova gama de soluções IoT para o segmento de consumo”. IoT significa internet ofthings, ou “internet das coisas”, que é uma tendência tecnológica que só vai ser acelerada pelo 5G.

Basicamente, são todos aqueles aparelhos comuns, mas que vão passar a estar ligados à internet — como os sensores nas casas e outros dispositivos que permitem controlar coisas à distância. A empresa garante ser a primeira a “abrir o leque de soluções” deste género ao consumidor final. Tem como objetivo “transformar a vida dos portugueses”, tornando-lhes o dia-a-dia mais inteligente e mais simples.

Também às 10h30, a Meo, detida pela Altice Portugal, terá um evento relacionado com o 5G na sua sede em Picoas, Lisboa. Chama-lhe uma “demonstração do 5G” em “primeira mão”, “fora do laboratório”.

“Alinhada com a agenda estratégica da União Europeia definida para o 5G, a Altice Portugal reitera a sua posição de liderança do 5G roadmap em Portugal já iniciada há mais de um ano”, aponta a empresa no convite enviado aos jornalistas. Diz que se prepara agora para “uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G da Huawei, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5 Gbps”. Ou seja, muito superior ao que a tecnologia atual permite.

Para as 11h00 está agendado um evento na sede da Nos, onde a empresa promete anunciar algumas das aplicações e potencialidades do 5G. Pouco se sabe em concreto sobre o que a empresa liderada por Miguel Almeida tem na manga, mas o evento chama-se “5G TEK Day – Download the Future”, o que deixa uma ideia geral do que aí vem.

Neste evento da Nos, estará presente a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann. O ECO sabe que a empresa irá apresentar aqui o seu próprio roadmap para o desenvolvimento do 5G.

Estes três encontros em Lisboa, com maior ou menor grau de ligação ao 5G, acontecem um dia depois de também a Anacom dar mais um passo neste processo. Uma vez que as frequências acordadas ao nível comunitário para o 5G — a faixa dos 700 MHz — se encontram ocupadas em Portugal pela Televisão Digital Terrestre (TDT), terá de ser feita a deslocação desse serviço para outra frequência.

Isso, anunciou o regulador, começará a acontecer a partir do último trimestre de 2019 e até ao final de junho de 2020. E a transição vai implicar que todos os utilizadores de TDT tenham de sintonizar novamente os seus equipamentos, como explicou o ECO em detalhe esta terça-feira.

Ainda em relação ao 5G, a esmagadora maioria das operadoras de telecomunicações em todo o mundo está a preparar-se para esta nova realidade, que a Comissão Europeia tenciona que arranque já no início da próxima década. A transição deverá ser gradual, na medida em que as próprias gamas de equipamentos eletrónicos terão de ser atualizadas para passar a suportar esta tecnologia. É o caso dos smartphones e dos computadores, mas também de outros aparelhos da “internet das coisas” e até dos carros autónomos e inteligentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Meo, Nos e Vodafone namoram 5G com três eventos no mesmo dia… e à mesma hora

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião