5 coisas que vão marcar o dia

Nesta quarta-feira Portugal vai aos mercados, com um leilão de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. O presidente do Fundo de Resolução é ouvido no Parlamento sobre o Novo Banco.

Portugal vai ao mercado de dívida pública de curto prazo, numa altura em que os juros estão em queda. No Parlamento, o presidente do Fundo de Resolução vai ser ouvido numa audição sobre o Novo Banco. A OCDE vai apresentar um relatório onde avalia o sistema de pensões em Portugal, e faz algumas recomendações. A Fed termina a reunião do Comité que define as políticas monetárias norte-americanas, e daqui poderão sair decisões que influenciam os mercados. Os acionistas do grupo Dia, dono do Minipreço, decidem nesta quarta-feira qual a estratégia a aplicar para garantir o futuro da empresa.

Portugal quer emitir até 1,5 mil milhões de euros em dívida de curto prazo

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) vai realizar nesta quarta-feira de manhã um leilão de bilhetes do Tesouro, a seis e 12 meses, num montante indicativo entre 1.250 e 1.500 milhões de euros. Este será o último leilão de Bilhetes do Tesouro no primeiro trimestre do ano, e acontece numa altura de queda dos juros da dívida, que permitiu que Portugal se financiasse ao custo mais baixo de sempre em Obrigações do Tesouro a dez anos, na semana passada.

Presidente do Fundo de Resolução fala sobre Novo Banco

O presidente do Fundo de Resolução, Luís Augusto Máximo dos Santos, vai ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Esta audição acontece no âmbito do requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, que chamou várias personalidades para se pronunciarem sobre o Novo Banco. O banco liderado por António Ramalho fechou 2018 com prejuízos de 1.412 milhões de euros, e pede 1.149 milhões de euros do Fundo de Resolução.

OCDE publica relatório sobre sistema de pensões em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai divulgar um relatório onde analisa e avalia o sistema de pensões em Portugal, que será apresentado no Auditório da Citeforma com o diretor do trabalho da OCDE, Stefano Scarpetta, e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O documento apresenta os pontos fortes e fracos do sistema português, que caracteriza como uma “rede de segurança para a velhice”, e faz recomendações a partir de casos de sucesso de outros países.

Fed confirma política de juros?

Chega ao fim a reunião do Comité do Mercado Aberto (FOMC), da Reserva Federal norte-americana, que é o principal órgão decisório da política monetária dos Estados Unidos. A expectativa nos mercados é de que a Fed confirme nesta quarta-feira uma posição de maior cautela sem aumento das taxas de juro este ano, face aos dados económicos pouco animadores que têm sido publicados pelas autoridades norte-americanas ao longo deste mês. Alguns investidores apostam até numa redução dos juros em 2020.

Grupo Dia decide estratégia para evitar a falência

O grupo espanhol Dia, que em Portugal detém os supermercados Minipreço, vai realizar uma assembleia-geral para decidir o futuro da empresa, que está perto da falência. A escolha será entre o plano apresentado pelo multimilionário russo Mikhail Fridman, que propõe uma recapitalização de 500 milhões de euros, condicionada ao êxito da OPA e a um acordo com a banca credora para alargar os prazos de vencimento da dívida do grupo, e a proposta do Conselho de Administração, que prevê uma redução de capital e um posterior aumento de 600 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião