Pharol dispara em bolsa com venda de ativos da Oi. Lisboa sobe

A Oi quer encaixar mais de dois mil milhões de euros com a venda de ativos, o que puxou pelas ações da Pharol, uma das principais acionistas da operadora. Títulos chegaram a subir mais de 8%.

As ações da Pharol dispararam na bolsa de Lisboa com a notícia de que a operadora brasileira Oi tenciona encaixar mais de 2,1 mil milhões de euros com a venda de ativos não estratégicos. Os títulos chegaram a disparar 8,4%, mas a empresa liderada por Luís Palha da Silva aliviou os ganhos e fechou a sessão a valorizar 3,82%, para 15,78 cêntimos.

A intenção faz parte do novo plano estratégico da empresa, divulgado esta terça-feira. Nele, a empresa assume que quer vender ativos não essenciais ao negócio, como torres de telecomunicações, data centers e imóveis, reforçando também o foco na melhoria do desempenho operacional e dos resultados financeiros.

Evolução das ações da Pharol em Lisboa

Com esta subida, a Pharol liderou os ganhos na bolsa de Lisboa, num dia positivo para a praça portuguesa, mas também para as congéneres europeias. Apesar da subida expressiva, acabou por ser o BCP a permitir que o PSI-20 encerrasse a sessão com uma valorização de 0,07% para 5.263,54 pontos. O banco liderado por Miguel Maya subiu 1,16% em bolsa, para 28,89 cêntimos por ação.

Em sentido inverso, a EDP e a Galp Energia pressionaram o desempenho da índice nacional. A elétrica liderada por António Mexia perdeu 0,24%, para 3,37 euros, enquanto a petrolífera portuguesa desvalorizou 0,28%, para 14,005 euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pharol dispara em bolsa com venda de ativos da Oi. Lisboa sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião