Hoje nas notícias: Novo Banco, rendas e EDP

  • ECO
  • 8 Julho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco perdeu 328 milhões de euros numa venda a um fundo ao qual o seu chairman esteve ligado, originando uma queixa reportada à autoridade europeia. A proposta do PCP aprovada no Orçamento Suplementar, para isentar os lojistas da componente fixa das rendas vai beneficiar bancos e companhias de seguros. Antigo secretário de Estado e administrador da REN vão ser ouvidos no processo EDP. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Novo Banco perde 329 milhões em venda a fundo com ligações ao seu chairman

O Novo Banco perdeu 328,8 milhões de euros numa venda a um fundo ao qual o seu chairman esteve ligado. Em causa está a venda de um lote de quase 200 imóveis, em agosto de 2019, a entidades ligadas ao fundo norte-americano Cerberus, o principal acionista do banco austríaco BAGAW P.S.K. que foi gerido por Byron Haines até este assumir o cargo de chairman no Novo Banco. A operação motivou uma queixa, reportada à Autoridade Europeia de Mercados e Títulos, pelos indícios de conflito de interesse e de eventuais decisões ruinosas no Novo Banco, onde também se requer a investigação do envolvimento de “pessoas politicamente expostas”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PCP beneficia bancos com suspensão de rendas

Foi aprovada uma medida proposta pelo PCP, em sede de Orçamento suplementar, na semana passada, que isenta os lojistas da componente fixa das rendas, pagando apenas a parte variável. No entanto, há espaços com contratos que têm fórmulas diferentes, como acontece com os bancos e as companhias de seguros, que não pagam a renda variável associada às vendas. Desta forma, beneficiam da medida, já que não terão custos com o uso dos espaços até ao fim do ano, diz a Associação Portuguesa de Centros Comerciais.

Ler notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ex-secretário de Estado e administrador da REN chamados no processo EDP

O ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e o administrador da REN, Manuel Sebastião, serão os próximos a ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre e pelos procuradores, no âmbito do processo EDP. Segundo o Ministério Público, Artur Trindade terá sido um dos quatro elementos corrompidos por António Mexia e Manso Neto (os outros serão Manuel Pinho, João Conceição e Miguel Barreto) para beneficiar a EDP. O pai de Artur Trindade foi contratado pela EDP como consultor para as autarquias locais.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Aeroporto do Porto está a recuperar melhor do que Lisboa

Após as polémicas em torno da TAP e o detrimento do aeroporto do Porto face ao de Lisboa, a circulação aérea a partir da cidade nortenha está a recuperar melhor em comparação com a da capital. Face a esse quadro, a TAP já admite o reforço de seis rotas aéreas no Norte a partir do mês de agosto.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

“Banco de Portugal vai ser o cachorro deste Governo”, diz João Duque

Mário Centeno vai ser ouvido hoje no Parlamento, no âmbito da proposta de designação para o cargo de Governador do Banco de Portugal. Perante a possibilidade de o antigo ministro das Finanças suceder a Carlos Costa na liderança do supervisor da banca, o economista João Duque defende que o “Banco de Portugal vai ser o cachorro deste Governo e o que lhe deu força para chegar a este lugar foi a sua fraqueza e dependência política”.

Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, rendas e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião