OE2017: Tarifa social da água vai alargar

  • ECO
  • 12 Outubro 2016

Até agora apenas algumas autarquias o fazem, mas o Governo quer alargar o benefício. A vontade de António Costa é universalizar os critérios de atribuição deste apoio.

Este Orçamento vai fazer baixar o preço da água. O Público avança esta terça-feira que o Governo vai fazer mudanças na tarifa social. O objetivo é universalizar os critérios já aplicados por algumas Câmaras do país para generalizar o benefício às famílias.

O diário escreve que a proposta do Governo deve aproximar-se do sugerido pelo Bloco de Esquerda, ou seja, uma aproximação entre a tarifa social da água e a tarifa social da energia. A ideia é aplicar os mesmos critérios de acesso ao apoio para a energia à água.

Se a medida for para a frente, as autarquias deixam de ter autonomia de decisão neste assunto. A Direção-Geral das Autarquias Locais passará, caso a medida constar no Orçamento do Estado para 2017 aprovado, a definir esses critérios para todas as câmaras.

A avançar, esta decisão vai contra aquilo que o PCP defende. O Público refere que os comunistas preferiam que a autonomia continuasse nas autarquias, sem haver dependência das imposições do regulador do setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OE2017: Tarifa social da água vai alargar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião