BCP dispara 9% com via aberta para os chineses da Fosun
Ações do banco estiveram em destaque em Lisboa perante a maior probabilidade de os chineses da Fosun entrarem no capital da instituição. Lisboa e Europa também somam ganhos.
Foi o melhor desempenho em Lisboa. O Banco Comercial Portugal disparou 9,44% até aos 0,017 euros, um máximo de mais de um mês. Durante a sessão, as ações da cotada liderada por Nuno Amado estiveram a subir mais de 10%, depois de ontem o banco ter comunicado ao mercado a convocatória de uma assembleia geral de acionistas para dia 9 de novembro, com vista a aprovação do aumento do limite de votos para 30% e ainda do número de administradores, duas condições essenciais para os chineses da Fosun assumirem parte do capital da instituição portuguesa.
Estas medidas vão abrir caminho para que a Fosun se torne num acionista do banco português e “parece haver cada vez mais interesse nas ações do BCP“, diz o analista do CaixaBI André Rodrigues. “Aumentar o limite de votos e o número de membros do conselho de administração do BCP para incluir pelo menos dois novos executivos eram duas das condições condições da Fosun para se tornar numa acionista importante”, diz o analista.
O BCP alcançou mesmo o melhor desempenho em Lisboa. O PSI 20, o principal índice português, fechou a ganhar 1,71% até aos 4.678,43 pontos, impulsionado ainda pelo ganho de 2% dos CTT — continuam em recuperação após atingir mínimos abaixo do preço da Oferta Pública de Venda –, e pelas valorizações dos pesos pesados Galp e Jerónimo Martins.
Lisboa acompanhou os ganhos na Europa, onde os ganhos foram também expressivos: O IBEX 35 de Madrid ganhou 1,45%, CAC 40 e Dax 30 avançaram em torno de 1,2% e o Mib Milão ganhou mais de 2%.
(notícia atualizada às 17h23)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP dispara 9% com via aberta para os chineses da Fosun
{{ noCommentsLabel }}