Uma em cada dez empresas na UE é de rápido crescimento
Portugal está perto da média europeia. As empresas de rápido crescimento são essenciais para o crescimento da economia e criação de emprego.
Cerca de 145 mil empresas da União Europeia — quase um décimo do total daquelas que têm pelo menos dez empregados — foram reconhecidas como empresas de rápido crescimento, divulgou esta quarta-feira o Eurostat, o organismo de estatísticas da UE. Essas 145 mil empresas dão trabalho a mais de 12 milhões de empregados.
A distinção como “empresa de rápido crescimento” baseia-se em dois critérios: crescimento anual em número de empregados superior a 10% por ano ao longo de um período de três anos, e ter tido pelo menos dez empregados no princípio desse período. Este tipo de empresa tem um papel importante na criação de emprego e no crescimento económico dos países.
As empresas deste tipo concentram-se mais do setor dos serviços, diz o Eurostat, cujos dados se referem a 2014. O setor das tecnologias da informação e comunicação constituía 15% das empresas de rápido crescimento.
Portugal encontra-se próximo da média da UE, com 8,6% das empresas com dez ou mais trabalhadores a qualificarem-se como sendo de rápido de crescimento em 2014, com um total de 3138 empresas a caírem nessa categoria.
Editado por Mónica Silvares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uma em cada dez empresas na UE é de rápido crescimento
{{ noCommentsLabel }}