5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
Começa hoje o período de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. Lá fora, os investidores vão estar atentos aos discursos de vários membros da Fed após a vitória de Trump.
Tem uma poupança extra? O Estado paga 2% na emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável, cujo período de subscrição começa esta segunda-feira. Fique ainda atento aos números do PIB da Grécia e ainda à eventual resposta da Fed às críticas de Trump em relação à atuação do banco central norte-americano.
Comprar dívida do Estado?
Arranca esta segunda-feira o período de subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. A taxa de juro bruta é de 2%, com o Estado a pretender arrecadar 500 milhões de euros em poupanças das famílias portuguesas até ao próximo dia 25 de novembro.
A quantas anda a Grécia
Longe dos holofotes dos mercados, a Grécia apresenta os números relativos à evolução da economia. Atenas reporta dados do Produto Interno Bruto (PIB) sobre o terceiro trimestre do ano. As estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg apontam para uma quebra da produção da riqueza em 0,2% face ao segundo trimestre e um crescimento nulo quando comparado com o mesmo período de 2015.
Quanto produz a indústria do Euro
O Eurostat revela os dados sobre a produção industrial de setembro. Os analistas sondados pela Bloomberg esperam que a produção da indústria da moeda única tenha crescido 0,9% face a setembro de 2015, depois de um crescimento de 1,8% observado no mês anterior. Números importantes para avaliar o estado da economia da região.
A retoma nipónica
A economia japonesa começa a dar os primeiros sinais de reação às políticas mais agressivas do Banco do Japão. A atividade económica terá voltado a crescer no terceiro trimestre, consolidando o ritmo de expansão do trimestre anterior. Dados para confirmar esta segunda-feira, dia em que o governador do banco central nipónico, Haruhiko Kuroda, fala esta segunda-feira num evento em Nagoya. Os investidores deverão estar atentos em relação ao rumo dos estímulos.
Fed versus Trump
São vários os membros da Reserva Federal norte-americana que falam publicamente esta segunda-feira, naquelas que serão das primeiras intervenções públicas dos banqueiros centrais norte-americanos. Robert Kaplan, Jeffrey Lacker e John William discursam em eventos diferentes, mas há um tema em comum que os investidores vão prestar atenção: o relacionamento da Fed com o Presidente eleito, Donald Trump, e os timings da subida dos juros nos EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados
{{ noCommentsLabel }}