Moscovici: “Europa pode morrer”

A subida do populismo na Europa deve fazer soar as campainhas de alarme. Para o comissário europeu dos Assuntos Económicos a Europa corre o risco de "desaparecer lentamente ou talvez morrer".

Pierre Moscovici faz soar as campainhas de alarme: é preciso travar a subida do populismo sob pena da “Europa desaparecer lentamente ou talvez morrer”.

Numa entrevista ao Les Echos, o comissário europeu dos Assuntos Económicos defende que é necessário agir em três frentes para “combater o populismo”: reforçar a segurança, nomeadamente através da “criação de um corpo de guarda costeira”; repensar a liberdade de circulação, modernizando os acordos comerciais para incorporarem as preocupações ambientais, sociais, culturais e, finalmente, “acionar os motores do nosso crescimento”. Moscovici defende “um patriotismo europeu, não um protecionismo”.

No livro que lançou, o comissário europeu fala de um pesadelo em que Marine Le Pen era eleita Presidente da República. Apesar de não acreditar que esse cenário se venha a concretizar, Pierre Moscovici sublinhou que seria um choque se a líder da Frente Nacional obtivesse 30 a 40% dos votos.

Moscovici defendeu ainda “um Orçamento da zona euro”, “um ministro das Finanças da zona euro que seja comissário europeu”, “um Tesouro europeu que possa emitir dívida” e ainda “reforçar o mecanismo europeu de estabilidade”, que, um dia, poderia vir a ser uma espécie de fundo monetário europeu”. “A zona euro continua a ser um ponto de interrogação”, disse. “Há uma ligação muito forte dos europeus ao euro. Mas eles esperam mais. E os políticos devem ter consciência disso”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovici: “Europa pode morrer”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião